19 JUL 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Governo Municipal recepciona novos profissionais de perícia que atuarão na URPI CR
O Governo Municipal de Costa Rica realizou na manhã desta terça-feira (19), no plenário da Câmara de Vereadores, uma cerimônia para receber os 21 novos profissionais que atuarão na URPI CR (Unidade Regional de Perícia e de Identificação de Costa Rica).

A Unidade Regional de Perícias abriga três institutos diferentes, o Núcleo Regional de Criminalística e o de Medicina Legal, além do Posto de Identificação da SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

De acordo com o coordenador da URPI CR, Márcio Tobias Oliveira da Silva, Costa Rica e região passam a contar com reforço de 7 Agentes de Polícia Científica, 5 Peritos Criminais, 5 Peritos Médicos Legistas e 4 Peritos Papiloscopista.

“Além de Costa Rica, a unidade também comtempla os municípios de Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Camapuã, Figueirão e Alcinópolis, os quais somados apresentam uma área territorial de aproximadamente 27.700 km² e uma população estimada de 80 mil pessoas. Mesmo diante dessa imensa área territorial, que está sobre nossa responsabilidade, os novos servidores fizeram uma ótima escolha nas suas lotações, quando decidiram vir para a Unidade de Perícias de Costa Rica, a qual é reconhecida pelos nossos pares como uma das melhores unidades de perícia do Estado, em questão de estrutura física e material”, destacou o coordenador.

Atuando na área desde 2009, o chefe da Unidade Regional e presidente do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança de Costa Rica), Rodrigo Wenceslau, falou da importância da nova infraestrutura para reforçar as ações que já eram realizadas pela Unidade.

“É um sonho realizado em benefício do município e toda região, que agora passa a contar com todo núcleo de criminalística, medicina legal e identificação, sendo que as vítimas não precisarão mais ser encaminhadas para Paranaíba. É um anseio de toda comunidade há cerca de 13 anos, ter toda esta estrutura montada em Costa Rica com um número inédito de servidores lotados, um feito importante conquistado através de muito esforço e parceria”, avalia Wenceslau.

Representando o Legislativo Municipal, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Amorim, também salientou a chegada dos novos profissionais “é um marco importante, advento de uma reivindicação antiga alicerçada pela união de forças dos Poderes Executivo e Legislativo e que hoje se torna realidade, onde quem ganha é população costarriquense e de toda região com novos benefícios e serviços”.

Ao dar as boas-vindas aos novos profissionais, o prefeito Cleverson Alves dos Santos, relembrou os desafios enfrentados até agora pelos servidores que iniciaram na Unidade, parabenizou pelo relevante serviço prestado e colocou o Executivo Municipal à disposição.

“Costa Rica é uma cidade acolhedora e está de braços abertos para receber com muita alegria cada um de vocês. Cheguei aqui em 2010 e de lá pra cá acompanhei os gargalos enfrentados pela Unidade contando com apenas dois peritos papiloscopsitas, dependendo de Paranaíba para dar andamento aos casos. Depois de muitas reinvindicações e todo um trabalho em conjunto, hoje essa realidade está sendo transformada, o que para nós é uma grata satisfação. Agradecemos ao Governo do Estado pela parceria através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, às Polícias Civil e Científica e desejamos boas-vindas aos 21 novos profissionais que atuarão em nossa cidade”, completou o gestor.

A Unidade de Criminalística e Medicina Legal funcionará na rua Domingos Augusto Coelho, 511 (Prédio temporário que abrigou o Detran/MS em frente à Energisa).
Autor: Angela Bezerra