11 JUL 2022
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Costa Rica abre Campanha de Vacinação Antirrábica a partir de 1º de agosto
O Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, inicia a partir de 1º de agosto a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos acima de 3 meses. A ação acontece de forma escalonada e terá início na zona rural conforme o cronograma.

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordida, podendo ser transmitida também pelo arranhão e/ou lambida desses animais. A vacinação é gratuita e protege os animais contra a doença que pode ser fatal.

A doença é caracterizada por sintomas neurológicos em animais e seres humanos, com o vírus se multiplicando no local da lesão e posteriormente migrando para o sistema nervoso e para diferentes órgãos, principalmente para as glândulas salivares.

Confira abaixo o cronograma da vacinação na zona rural de Costa Rica:
  • 01 e 02/08 – Região da Lagoinha; região da Serrinha; região da Cabeceira da Vaca
  • 03/08 – Região da Baús
  • 04 e 05/08 – Região do Jauru; região da Guanabara; região da Piacatu
  • 08 e 09/08 – Região da Furnas do Indaiá; região do Bauzinho
  • 10 e 11/08 – Região do Morro Alto; região da Fazenda Planalto e região da Germinex
  • 12 e 15/08 – Região da Lage; Capela; região Gaúcho Pobre e região Bolicho Seco
  • 16 e 17/08 – Região do Curralinho
  • 18 e 19/08 – Região São Marcos; região da Cabeceira da Formiga e região da Monarca;
  • 22 e 23/08 – Região da Macaúba, região da Formiga
Autor: Angela Bezerra