01 JUL 2022
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Campeões individuais dos Jogos Escolares da Juventude de MS 2022 são recebidos no Paço Municipal
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom/PMCR
O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos e o vice-prefeito, Roni Cota, receberam na sala de reuniões do paço municipal, na manhã desta sexta-feira (1º), atletas e técnicos medalhistas nos Jogos Escolares da Juventude de MS 2022 nas modalidades individuais de Atletismo, Ciclismo e Natação, campeões em Campo Grande/MS, de 10 a 12 de junho, na faixa etária de 15 a 17 anos que venceram a fase regional e estão classificados para a fase nacional dos Jogos da Juventude, que acontecem em Aracaju (SE), de 1º a 18 de setembro deste ano.

Por sua vez, o prefeito Cleverson Alves disse que fez a recepção aos campeões para motivar os demais atletas alunos a seguirem firmes nos estudos e com dedicação total aos esportes, pois nos últimos anos, muitos tem preferido as tecnologias e redes sociais e não aceitam treinar as modalidades esportivas, deixando a segundo plano. Justificou que cada real investido no esporte, representa economia na saúde. A cada medalha conquistada é o nome da cidade que está sendo divulgada além fronteiras.

“Fico muito feliz em receber cada um de vocês aqui hoje. O esporte de Costa Rica vai se tornar um celeiro de atletas campeões nas mais variadas modalidades esportivas. Agradeço em nome da nossa população costarriquense, o empenho e dedicação de vocês nas competições, quando representam o nome de Costa Rica. Podem contar com a Prefeitura, o que for possível nós vamos fazer para que vocês tenham condições de competir e alcançar bons resultados”, destacou o prefeito de Costa Rica.

O chefe do Executivo Municipal informou aos campeões, sobre o Projeto Forjando Campeões, aquisição de ônibus para transporte e de novos projetos que serão lançados em breve como o pré-olímpico com bolsa atleta para os que se destacarem nos esportes e argumentou que sua administração atua para trazer todo tipo de eventos esportivos para a cidade, aqueles que aqui são praticados. “Estamos em parceria com a Fundesporte, com o Governo do Estado, para que Costa Rica possa ser sede das mais variadas competições esportivas. Isso incentiva a prática esportiva na cidade”, complementou. “Estamos à disposição, por meio da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, para ajudar nossos atletas a se desenvolverem”, ressaltou.

O coordenador do Desporto escolar, professor Rubens Pereira Lima, resumiu a participação de Costa Rica nos Jogos Escolares de MS nesta etapa como resultado satisfatório, além das expectativas. “O atletismo com poucos treinos, conseguiu alcançar medalha de ouro, de prata e algumas de bronze. O ciclismo e natação também se destacaram, como o badminton foi muito bem por ter pouco tempo de treino e por ser uma modalidade nova. Os resultados nos deixaram muito felizes e vamos fazer sempre o melhor para esses atletas e para bem representar Costa Rica lá fora”, pontuou.

Para a atleta Rayana Carolina da Silva Santos, de 16 anos, foi uma experiência muito boa para quem começou em pouco tempo. “Treinei apenas por dois meses com a professora Dáfine e ganhar em 2º lugar foi algo incrível e eu pretendo continuar no atletismo e quero ficar em primeiro lugar e trazer muitas medalhas para representar a altura nossa cidade”, completa Rayana.

Joycy Mary Nascimento de Souza, de 15 anos, destacou sua participação no ciclismo como uma experiência incrível, primeira vez correndo os JOJUMS nas categoria de 15 a 17 anos. “Foram três provas, e consegui consagrar campeã em todas, carimbando o passaporte para o Campeonato Brasileiro da Juventude em Aracaju que acontece em setembro próximo. Estou muito feliz pelo meu resultado e por tudo o que tá acontecendo”, enfatiza.

O professor de educação física que na oportunidade atuou como técnico de basquetebol e ciclismo, Cristian Almeida Rodrigues, enalteceu a participação nos Jogos Escolares, etapa de MS. “Nossos atletas tiveram uma boa desenvoltura nesses jogos e conseguimos sair com a nossa campeão estadual, a Joyce Mary, mais conhecida como Joyce foguetinho, garantiu a vaga para o campeonato brasileiro escolar de 15 e 17 anos e nós, só temos que agradecer a administração municipal, na pessoa do prefeito Cleverson Alves e vice-prefeito Roni Cota, as secretarias de educação e de turismo e aos nossos coordenadores,  professores Rubens e Luiz e a secretária de educação, professora Maria Barbosa, dando todo o suporte, sem os quais, não conseguiríamos esse feito tão importante para nós e para Costa Rica”, argumenta Cristian.

Já o vice-prefeito, Roni Cota, não conseguiu esconder o seu contentamento com os rumos que o esporte costarriquense está tomando na atual gestão e foi enfático ao afirmar.  “Quero parabenizar nossos novos campeões e também destacar que Costa Rica se reafirma como um celeiro de atletas vencedores. Essa homenagem também faço aos pais, professores, técnicos e a todos os envolvidos nessa conquista para nossa cidade e que apoiam e incentivam os atletas costarriquenses”, disse Cota.