A Escola Municipal Vale do Amanhecer com apoio da Prefeitura de Costa Rica – MS por meio da SEMED – Secretaria Municipal de Educação – vem desenvolvendo desde o primeiro semestre, trabalhados de incentivo à leitura com seus alunos.
Dando continuidade aos trabalhos nesse segundo semestre, na manhã de quarta-feira (25), a diretora da Escola Vale do Amanhecer, Leís Adriana, esteve recepcionando a secretária Municipal de Educação, Professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, e a subsecretária Dulcinéa Rosa, que prestigiaram o lançamento do Projeto Ciranda da Leitura (Caixa de Ideias: “Lê para mim.... Boneco Leitor; Bichinho Leitor Xadrez, Basquetebol Feminino e outros”).
A secretária de Educação enfatiza que trabalhar a leitura em sala de aula é um grande desafio para qualquer professor. “Hoje as nossas crianças encontram muitas outras opções, que segundo elas são mais prazerosas do que a leitura: televisão, vídeo game, internet, brincar de bola com os amigos, passear, dentre outros exemplos. Porém esta é uma visão que precisa ser mudada, mas não será de um dia para o outro, é lenta e gradual. É uma educação em conjunto família e escola”, destaca a Profª. Me. Manuelina.
Para a subsecretária de Educação a criança precisa ser estimulada tanto pelos pais, que leem para seus filhos, até em sala de aula, onde o professor é o motivador a descobrir um novo mundo e soltar a imaginação através de um bom livro. “É necessário o incentivo a cultura da leitura e somente um esforço em conjunto isso será possível, e isso esta acontecendo em nossas escolas”, relata Dulcinéa Rosa.
A diretora da Escola Vale do Amanhecer agradeceu à coordenadora Zaída Barbosa, aos pais, aos alunos e especialmente “aos meus queridos professores que fazem os projetos acontecerem de forma prazerosa. Estou muito orgulhosa com a minha equipe de trabalho, obrigada”, declarou Leís Adriana.