10 JUN 2022
Costa Rica atinge melhor saldo de empregos da região e 7ª posição de todo MS
De acordo com o demonstrativo Postos de Trabalho do mês de abril de 2022, divulgado pela FUNTRAB (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Costa Rica é destaque positivo na geração de empregos com carteira assinada, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados na última segunda-feira (6) pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Dos municípios circunvizinhos, Costa Rica aparece em 1º lugar com o melhor saldo de empregos da região e ocupa a 7ª posição em todo MS.

Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, a geração de emprego e renda para a população é uma das prioridades da gestão. “É o caminho certo a seguir para estimular o crescimento e reduzir as desigualdades sociais. A criação de postos de empregos está ligada ao aumento dos lucros, ou seja, o aumento da renda é o que pode melhorar o padrão de vida das pessoas”, justifica.

Conforme a publicação, em abril o Estado criou 2.586 novas vagas no mercado de trabalho formal (com 29.060 admissões e 26.474 desligamentos). Com esse resultado, a Unidade da Federação acumula 19.068 novas vagas no mercado de trabalho formal no quadrimestre. O aumento de 3,39% em relação ao estoque de empregos do mês de dezembro de 2021 coloca Mato Grosso do Sul em 5º lugar em termos de crescimento percentual no ano de 2022, atrás apenas de Amapá (4,31%), Goiás (3,74%), Roraima (3,52%) e Mato Grosso (3,48%).

Com exceção do industrial, que teve queda de 335 vagas, todos os setores tiveram saldo positivo no mês de abril em Mato Grosso do Sul. O melhor resultado ficou por conta da área de Serviços, com 1.038 empregos criados, seguido por Comércio (659), Agricultura (652) e Construção (572).

Entre os municípios sul-mato-grossenses com melhor saldo de empregos estão Campo Grande (552), Três Lagoas (453), Ribas do Rio Pardo (354), Nova Alvorada do Sul (304), Vicentina (241), Caarapó (230), Costa Rica (116), Ivinhema (111) e Nova Andradina (117). No mês, o Brasil gerou 196,9 mil empregos formais.

No acumulado de 12 meses (de maio de 2021 a abril de 2022), Mato Grosso do Sul gerou 37.808 empregos com carteira assinada. E para impulsionar ainda mais as contratações, até sexta-feira (10), a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) realiza o Feirão Digital de Empregos por meio do aplicativo “MS Contrata+”, disponível para IOS e Android.

Confira os dados completos clicando aqui.