06 JUN 2022
MEIO AMBIENTE
Parque Nacional das Emas: Espaço Formoso inaugura novos quiosques e revitalizações
Foto Noticia Principal Grande
Descerramento da placa de inauguração contou com autoridades de Costa Rica e região
O Espaço Formoso, localizado no Parque Nacional das Emas a 53 km de Costa Rica (MS) na divisa entre os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, inaugurou na manhã desta segunda-feira (6) novos quiosques, depósitos e obras de revitalizações.  Com apoio dos Municípios de Costa Rica e Chapadão do Céu, o local contou com investimentos de aproximadamente R$ 400 mil.

O evento contou com a participação do vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, os secretários municipais Uriel Carvalho (Administração e Finanças), Penides Garcia (Obras Públicas) e Evair Gomes (Assistência Social), do comandante do 19º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Samuel Pedroso, além de diversas outras autoridades dos municípios de Alcinópolis, Chapadão do Céu e Mineiros.

“É motivo de muito orgulho Costa Rica estar inserida na maior unidade de conservação do bioma do cerrado do Brasil, o Parque Nacional das Emas. Para nós, que acreditamos tanto no potencial do turismo de contemplação, no turismo de aventura e de natureza, este tipo de investimento certamente fará com que tanto Costa Rica como municípios circunvizinhos avancem como atrativos turísticos de forma coletiva. Por isso, convidamos a todos que venham conhecer nossas potencialidades, isso aqui é qualidade de vida”, ressaltou o vice-prefeito, Roni Cota, em seu discurso.

Na oportunidade também foram entregues os certificados do Curso de Formação de Monitores Ambientais do Parque Nacional das Emas, realizado de 28 de outubro de 2021 a 05 de maio de 2022. Representando Costa Rica, a monitora Jaqueline de Castro, recebeu o documento.

Para o gerente regional Centro-Oeste do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Paulo Artur Santos, a atividade turística em espaços como o Parque Nacional das Emas fortalece o desenvolvimento econômico na região.

“Nossa expectativa é muito grande com o Parque Nacional das Emas. Espaços como este podem fomentar o desenvolvimento de muitas regiões, gerar empregos, portanto podem ter certeza que todo este investimento que vem sendo feito, tanto pelas prefeituras como pela iniciativa privada, pelos voluntários e a sociedade civil como um todo a gente espera retribuir. O ICMBio mantém este compromisso de fomentar o desenvolvimento, nosso objetivo também é trazer cada vez mais pessoas pra atuarem dentro do parque, comprometidos com a educação ambiental e que daqui possam tirar seu sustento. Agradeço ao trabalho do diretor Marcos Cunha, dos nossos brigadistas e servidores, o apoio das prefeituras e demais parceiros”, pontuou o gerente regional.

Conforme o diretor do Parque, Marcos da Silva Cunha, com um ambiente ainda mais aconchegante, o Espaço Formoso conta agora com quiosque para descanso com redário, quiosques de atividades de educação ambiental, depósito de materiais de esportes aquáticos, banheiros reformados e a torre de observação e a trilha do formoso foram revitalizadas.

Sobre Parque
O Parque Nacional das Emas, foi criado em 11 de janeiro de 1961 é a maior unidade de conservação do bioma cerrado do Brasil.  Patrimônio natural da humanidade pela UNESCO, ocupando uma área de aproximadamente 132 mil hectares na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.

O parque é uma amostra viva das diferentes formas de vegetação típicas do cerrado. O objetivo da criação do parque foi proteger amostras representativas do bioma cerrado, bem como habitats de fauna endêmica e conservar diversas nascentes do rio Jacuba e Formoso.
A visitação é uma importante ferramenta para a concretização dos propósitos de proteção ambiental e de desenvolvimento social e econômico.

Para mais informações sobre visitação do Espaço Formoso os telefones para contato são (67)3247-7070 ou (64) 98470-0433.
Autor: Angela Bezerra