27 MAI 2022
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Projeto de Costa Rica vence na categoria inovação e sustentabilidade do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Na noite desta sexta-feira (27), o Sebrae/MS anunciou os prefeitos de Mato Grosso do Sul vencedores na etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). A iniciativa inscrita por Costa Rica foi destaque na categoria “Inovação e Sustentabilidade” e garantiu o primeiro lugar com o projeto “Crédito Fácil”.

A cerimônia para entrega da premiação foi realizada na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, quando o prefeito Cleverson Alves dos Santos foi reconhecido pelo trabalho realizado. O gestor destacou que com a adesão ao programa Cidade Empreendedora, realizado em parceria com o Sebrae, a cidade passou a desenvolver várias ações para incentivar o empreendedorismo.

“A formalização desse prêmio coroa um trabalho importante que fizemos para ajudar os empreendedores locais. Nosso maior prêmio é ter dado oportunidade aos pequenos empresários que iriam fechar as portas e com o ‘Crédito Fácil’ conseguiram se manter abertos. Esse é um programa em que a gente conseguiu viabilizar crédito de até R$ 15 mil, por meio de uma agência financeira, com carência de um ano e o poder público pagava esses juros. Então, a gente fica feliz em poder estar ajudando a população de Costa Rica e por receber esse reconhecimento por meio da premiação”, ressaltou.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, nesta edição, o prêmio recebeu inscrições de 20 projetos em seis categorias diferentes. Ao todo, concorreram 15 municípios sul-mato-grossenses, o que mostra o comprometimento das gestões em realizar ações que melhoram o ambiente de negócios e, por consequência, a vida da população.

“O Sistema Sebrae premia e reconhece esses projetos, onde o prefeito e sua equipe fazem algo de destaque nos municípios. A proposta do prêmio é de longa data. Nós já tivemos, ao longo dos anos, cinco prefeituras que ganharam prêmios nacionais. Fazemos a etapa estadual, depois esses projetos são avaliados por outra equipe, a nível nacional, e então, esse trabalho pode ser reconhecido e se tornar uma referência nacional”, afirmou Mendonça.

Por ter garantido o 1º lugar na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, o prefeito Cleverson Alves dos Santos disputa agora a etapa nacional, cujo resultado será divulgado em cerimônia a ocorrer no dia 28 de junho em Brasília (DF). Também participam dessa segunda etapa em cinco categorias diferentes os gestores públicos das seguintes cidades de Mato Grosso do Sul: Porto Murtinho, Chapadão do Sul, Rio Brilhante e Jardim.

Em comum, todos os seis projetos que foram campeões nesta edição do PSPE são de prefeituras municipais que aderiram ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS executada em parceria com as administrações para promover a transformação da economia local, por meio do fortalecimento dos pequenos negócios.

Conheça o projeto destaque de Costa Rica

“Crédito Fácil” –  Desenvolvido pela SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), o projeto vencedor na categoria Inovação e Sustentabilidade tem como proposta fomentar a recuperação de empresas com mais de um ano de abertura e com faturamento menor de R$ 360 mil/ano. Para isso, a prefeitura viabilizou o programa por meio de duas leis municipais. A lei nº1.599/2021 – que instituiu o Programa Crédito Fácil, e a lei nº1.622/2021 – que dispõe sobre Autorização para Abertura de Crédito Adicional Suplementar.

Com isso, a gestão municipal colocou à disposição o valor total de R$ 400 mil a título de subvenção econômica, para pagamento dos juros do período de carência das empresas beneficiadas pelo Programa Crédito Fácil. De acordo com o levantamento realizado com as empresas participantes do Programa Crédito Fácil, o principal motivo que levou o empreendedor a contrair o empréstimo foi: investir no próprio negócio (52,9%) e o segundo maior motivo foi comprar mais mercadorias para vender (32,9%).

No total, cerca de 190 empresas já foram beneficiadas pelo Programa Crédito Fácil, consideradas aptas para obtenção do empréstimo, com valores de até R$ 15 mil. O valor total emprestado foi de quase R$ 2,5 milhões, um valor médio de R$ 13.125,16 por empresa. Do valor total, entregue aos empreendedores, pelo menos 50% foi investido no próprio comércio local, estimulando a circulação de dinheiro.

Para saber mais sobre o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ou a respeito do programa Cidade Empreendedora, ligue para 0800 570 0800.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024