23 MAI 2022
SAÚDE
Hemosul faz campanha de coleta de sangue em Costa Rica nos dias 23 e 24 de junho
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hemosul informam que em junho será realizada uma campanha externa de coleta de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea, na Unidade de Central, em Costa Rica. Na quinta-feira (23/06) a ação acontece das 13h às 17h e na sexta-feira (24/06) das 7h às 11h.

A campanha tem como objetivo, aumentar o estoque de sangue do Hemosul em Mato Grosso do Sul e promover a recuperação de algumas tipagens sanguíneas que estão em falta, como o O Positivo e O Negativo.

“Nossos estoques estão enfrentando momentos bem difíceis devido os casos de Covid, além da dengue que também cresce durante esse período. Então conseguir levar até Costa Rica, dois dias de coleta é para ajudar a compensar essa carência de sangue” explica a Coordenadora Geral da Rede Hemosul Marli Vavas.

A necessidade de sangue é de todas as tipagens, principalmente O negativo e O positivo.

Vale ressaltar que para doar sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, hidratado e descansado.

Novas regras contra Covid: Pessoas com diagnóstico positivo ou suspeito podem doar depois de 10 dias da completa recuperação da doença; quem testou positivo e não apresentou sintomas da doença, pode doar 10 dias após o teste; quem teve contato com caso positivo, pode doar 7 dias após o último contato; pessoas em isolamento voluntário ou por indicação, podem doar ao final do período.

A Unidade de Saúde Central fica localizada na rua Josina García de Melo, 1074, Centro.

Autor: Silvestre de Castro