07 ABR 2022
SAÚDE
No Dia Mundial da Saúde, Costa Rica realiza 1ª Plenária Temática Municipal de Saúde Mental
Nesta quinta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizaram, na Câmara de Vereadores, a 1ª Plenária Temática Municipal de Saúde Mental de Costa Rica com o tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS - Sistema Único de Saúde”.

O evento contou com a participação do vice-prefeito Roni Cota, do vereador Everaldo dos Santos, da coordenadora da Média e Alta Complexidade, Laysa Dandara Ribeiro, da médica psiquiatra, Agnes Daphne Amaral Vichete, que ministrou a palestra “Fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado da saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”, além da técnica em enfermagem Márcia Gonçalves, que apresentou um depoimento pessoal de luta e superação do transtorno mental.

Conforme a psiquiatra, o objetivo da plenária e promover uma discussão entre a população e profissionais de saúde e apontar políticas públicas para melhorar o atendimento e protocolos da saúde mental. “Este encontro contribui de forma significativa para a promoção da saúde mental e a prevenção de doenças que futuramente podem interferir na saúde das pessoas”, completou a profissional.

Segundo a coordenadora da Média e Alta Complexidade, Laysa Dandara Ribeiro, a iniciativa contribui ainda mais com as ações já realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. “Hoje tivemos a oportunidade de realizar esse encontro de pessoas que usam, trabalham, administram e fiscalizam a Saúde Pública com ênfase na Saúde Mental possibilitando uma troca de ideias, discutir estratégias e para propor medidas efetivas e humanizadas para Saúde Mental”, afirmou ela.

Para o vereador e membro da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, Everaldo dos Santos, a pandemia causada pela Covid-19 provocou restrições, medos e inseguranças, fatores que culminaram no sofrimento emocional sentido por grande parte da população.

“É um tema importantíssimo a ser discutido, tendo em vista que desde o início da pandemia houve um aumento considerável em questões de impactos nocivos à saúde mental. Durante a plenária foi possível ouvir os profissionais, técnicos e a população em geral, para que assim possamos formular propostas e políticas públicas para ampliar e melhorar o atendimento de pacientes com sintomas psíquicos e transtornos mentais”, destacou o vereador.

Conforme o vice-prefeito, a iniciativa torna possível reflexões sobre como viabilizar a oferta de assistência ao público da saúde mental o que é de grande relevância para toda população.

“É cada vez mais urgente a atenção especializada a pessoas com a saúde mental abalada, para isso é indispensável a soma de conhecimentos, ações e a colaboração de gestores, trabalhadores e usuários. A plenária é muito importante para qualificar as discussões em grupo e contribuir com a elaboração de propostas do município para encaminhamento às conferências estadual e nacional de saúde mental que serão realizadas ainda este ano”, completou Roni Cota.

Após os trabalhos em grupos, divididos em 4 eixos para elaboração de propostas, foi realizada a eleição de Delegados por Segmento para a Etapa Macrorregional de Campo Grande.
Autor: Angela Bezerra