06 ABR 2022
SAÚDE
Palestras reforçam a importância da prevenção contra o câncer de colo do útero e colorretal
Como forma de conscientizar à população e ajudar no enfrentamento do câncer de colo do útero e colorretal, o Governo Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde e do Programa Saúde da Família Rural, intensificou as suas ações de alerta nas palestras que vem realizando em diversas localidades, dedicado à prevenção e controle da doença. As iniciativas dão continuidade as ações do Março Lilás,

A ideia é estimular homens e mulheres para que conheçam as principais formas de cuidado e que estejam atentos para sinais e sintomas desse tipo de câncer, que é o terceiro mais frequente (atrás do câncer de mama), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo informações do INCA Instituto Nacional de Câncer).

O enfermeiro Rodolfo Rodrigues, destaca que o objetivo é ampliar a cobertura assistencial de homens e mulheres com idades entre 50 e 69 anos como medida estratégica complementar ao enfrentamento dos impactos causados pela Covid-19, uma vez que, por conta da pandemia, houve redução dos procedimentos eletivos, incluindo o rastreamento e controle do câncer, pela necessidade de priorização das urgências e redução de risco de disseminação do coronavírus nos serviços de saúde.

Além das palestras, são ofertados outros procedimentos como a coleta dos preventivos, testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatite B e C, cobertura vacinal e ainda consultas de enfermagem e médica.

As ações já alcançaram as comunidades da Lagoinha e Serrinha, SLC Agrícola (Fazenda Planalto), Fazenda Taboca na região do Porto Curralinho, Capela e nesta quarta-feira (6) chegou ao patrimônio Alves de Lima (Lage).
Autor: Silvestre de Castro
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024