25 MAR 2022
Definidos os campeões dos Jogos Escolares de Costa Rica 2022
Foto Noticia Principal Grande
Costa Rica conhece os campeões dos Jogos Escolares 2022 ; Fotos: Silvestre de Castro - Assecom/PMCR
Na manhã desta sexta-feira (25) foram definidos os campeões dos Jogos Escolares de Costa Rica (JECR) 2022. A bola rolou de 23 a 25 de março, no Ginásio Poliesportivo Luis Carlos Yamachita de Souza, onde foram disputadas 17 partidas e marcados 111 gols, desde a rodada de abertura até o encerramento.

Cerca de 140 atletas, alunos, representando 6 escolas, participaram do evento, que teve como foco a classificação para a Fase Regional. As últimas decisões da competição, contaram com um grande público e com muita emoção. O evento esportivo foi realizado pelo Governo Municipal, através da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) com apoio da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura).

O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, falou sobre a importância do esporte como atividade física, a importância da integração entre as escolas e seus atletas e diz estar feliz com o momento que Costa Rica vive voltando a sediar uma competição como os Jogos Escolares 2022, depois de dois anos de pandemia da Covid-19.

“É com satisfação que estamos nos preparando para a volta dos grandes eventos de nossa cidade. É um desafio que vamos superar com alegria e responsabilidade, em conjunto com a Câmara de Vereadores e os nossos representantes nas esferas estadual e federal, ocupando o espaço que sempre tivemos no cenário esportivo do MS e do Brasil”, destaca o prefeito.

De acordo com a secretária interina de Educação, Angélica Moraes Clemente, a SEMED, com total apoio da Prefeitura Municipal esteve voltada para a questão educacional e pedagógica dos jogos, sem esquecer o lado social. “A adesão foi excelente, as escolas e os alunos se empenharam muito e tivemos grandes vencedores. O esporte é o grande campeão. Conforme determinação do prefeito Cleverson Alves dos Santos, estamos resgatando o esporte amador estudantil do município de Costa Rica, contemplando todas as modalidades esportivas praticadas em nossa cidade”, lembrou Angélica.

O coordenador dos jogos escolares, professor Rubens Pereira Lima, avaliou a final dos jogos e considerou a competição um dos melhores eventos esportivos já realizados em Costa Rica, isso depois de dois anos de pandemia sem nenhuma competição. “Foram três dias de competição, um período incrível e emocionante. O esporte é fundamental para o desenvolvimento saudável da sociedade e para a qualidade de vida de todos e foi isso o que resgatamos. Parabéns a todos os atletas, professores, educadores e profissionais de educação física, os Jogos Escolares foram um sucesso”, afirmou Rubens.

O JECR foi realizado na modalidade de Futsal Infantil masculino e feminino para nascidos de 2008 a 2010, e Juvenil masculino e feminino, para nascidos de 2005 a 2007 com a finalidade de aumentar a participação dos  alunos em atividades esportivas nas instituições de ensino, públicas e privadas do município, promover a ampla mobilização da juventude estudantil em torno do esporte, além de servir como seletiva para a etapa Estadual dos Jogos da Juventude de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, a ser promovido pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

Ao final do evento, fez-se a entrega da premiação para as equipes campeãs.

Confira o resultado das finais:

Juvenil Masculino
Campeão: E.E. José Ferreira da Costa