22 MAR 2022
SAÚDE
Com foco na saúde do homem e da mulher, ação entre Prefeitura, Sindicato e SENAR realiza mais de 500 atendimentos
Fotos: Gustavo Pelicano - Assecom-PMCR
Com o objetivo de gerar oportunidade de educação para a promoção da saúde, prevenção e diagnostico de doenças de homens, contribuindo com informação, e, também, possibilitando o cuidado da saúde integral da mulher, para aumentar sua autoestima e melhorar a qualidade de vida de ambos, no último sábado (19) o Governo Municipal de Costa Rica, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social, em parceria com o Sindicato Rural e apoio da FAMASUL – (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), SENAR/AR-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizaram mais de 500 atendimentos através do projeto “Você cuida do campo, nós cuidamos da sua saúde”.

Durante o período das 7h às 14h, foram realizados 177 atendimentos médicos e 134 procedimentos em saúde, como consultas com urologista, ginecologista, dermatologista e oftalmologista, diversos exames rápidos com análise sanguínea do PSA, indicados para avaliar a saúde da próstata e que devem ser realizados anualmente por homens a partir de 45 anos, além de 35 exames de toque retal.

Também foram disponibilizados serviços como aferição de pressão e glicemia; atualização da caderneta de vacina do homem e da mulher; testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais e outros; palestras com orientações sobre alimentação saudável e câncer próstata, pele, de colo de útero e retal; e sobre lombriga solitária no corpo humano e de animais; atendimentos BPC, cadastro único, assistência social, habilitação, e atendimentos psicológicos.

O teatrólogo e escritor costarriquense, Marlei Cunha, de 72 anos, aproveitou a mobilização para fazer uma visita ao urologista, um hábito que não costuma ter.

“Com a rotina a gente vai deixando de lado o cuidado com a saúde, e só procura o médico quando algo se agrava. Bem importante a ação para nos fazer ficar atentos e ganhar qualidade de vida, principalmente na minha faixa etária 72 anos. Tirei a dúvida de uns sintomas da próstata e me orientou como agir diante do que estava sentindo, já saí com uma receita que vou começar a usar.  Tive conhecimento de todas ações da área social que desempenha e tem ações de fundamental importância nestes tempos que vivemos de epidemia a guerra.  Foi um sábado bem aproveitado”, disse o morador da comunidade da Lage que veio especialmente para ser atendido na ação.

Foram ofertados também, cortes de corte de cabelo masculino e feminino para adultos e crianças, serviços de manicure e pedicure, massagens relaxantes corporais, maquiagem, sobrancelhas, além de servir um café da manhã, lanche e almoço para todos os envolvidos no projeto.

Na oportunidade a Secretaria Municipal de Saúde realizou vacinação de 1ª a 4ª dose para adultos, conforme o calendário municipal, obedecendo o intervalo entre as doses. Uma amostra de todos os serviços da assistência social foi apresentada durante a ação, além do projeto Florestinha e exposição de animais em taxidermia.

Também estiveram presente no evento o prefeito Cleverson Alves dos Santos e a primeira-dama, Marcia Alves; secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira; secretário de Saúde, Jesus Queiroz Baird; Denise Franciane Delavusca Ávila, representando o presidente do Sindicato Rural de Costa Rica, Hilies de Oliveira e Marcelo Bertoni do sistema FAMASUL e SENAR-AR/MS.

Autor: Silvestre de Castro