18 MAR 2022
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Sucesso em 2021, Programa Crédito Fácil vai atender mais de 100 empresas este ano
Inovador e decisivo para fomentar o desenvolvimento do comércio local em 2021, o Programa Crédito Fácil vem ajudando pequenos e microempreendedores a preservar empregos e a geração de renda, garantindo a continuidade das atividades laborais e empresariais em Costa Rica. Para 2022, o programa recebeu crédito suplementar de R$ 300 mil, conforme o decreto nº4.840 publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (16) e vai atender mais de 100 empresas, através da parceria entre a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Sicoob.

De acordo com o decreto, os recursos suplementares serão oriundos de superávit financeiro, conforme prevê o art. 41, inciso I, da Lei Federal 4.320/1964.

“Somente em 2021 o programa beneficiou 189 empresas, movimentando R$ 6 milhões na economia do município, além de gerar 70 empregos diretos e 100 de forma indireta. É um programa inovador e pioneiro em Mato Grosso do Sul com o objetivo de minimizar o impacto financeiro provocado pela pandemia aos pequenos e microempreendedores de Costa Rica. Para 2022 o objetivo é atender mais 100 empresas, o que deve movimentar aproximadamente R$ 4 milhões no comércio local”, destaca o prefeito Cleverson Alves dos Santos.

No início do mês, o prefeito Cleverson Alves dos Santos e o vice-prefeito Roni Cota, se reuniram com o diretor executivo do Sicoob União MT/MS, José Augusto Manzano Indalecio, o gerente regional do Sicoob União MT/MS, Fábio Balestrin, e com a gerente da agência em Costa Rica, Ana Carla Leão, para definir ajustes finais sobre o programa.

Programa Crédito Fácil

Para a execução do Programa Crédito Fácil, fica o Poder Executivo autorizado a arcar com o pagamento da taxa de juros remuneratórios referente aos 12 primeiros meses de crédito concedido por instituições financeiras credenciadas à pessoas jurídicas que façam adesão ao Programa mediante os seguintes requisitos: que a receita bruta anual da pessoa jurídica não ultrapasse a R$ 360 mil comprovado por documento oficial da Receita Federal do Brasil; que a empresa seja sediada no município de Costa Rica  e que a pessoa jurídica esteja constituída formalmente há pelo menos um ano antes da publicação da Lei.

Para mais informações sobre o programa, os interessados podem procurar a Sala do Empreendedor, localizada na sede da ACIACRI (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica) que fica na Rua Tércio Teixeira Machado, nº679. O horário de funcionamento, pela manhã, é das 7h às 11h e, no período vespertino, das 13h às 17h.

Aceitação

Um levantamento feito pela Sala do Empreendedor apontou a satisfação entre os beneficiados pelo Programa Crédito Fácil em 2021. Foram ouvidos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

O levantamento mostra que 50% dos entrevistados investiram o crédito no próprio negócio e 35% na compra de novas mercadorias.
Ainda conforme o levantamento, 85% disseram que o crédito ajudou bastante e veio em boa hora e outros 15% classificaram como excelente e teve o comércio salvo graças ao crédito.