11 MAR 2022
Cerimônia abre curso gratuito de badminton escolar em Costa Rica
Registro da Cerimônia de Abertura ; Fotos: Silvestre de Castro - Assecom/PMCR
Parceria entre Município e o Governo do Estado, garantiu à Costa Rica, a realização do curso de badminton escolar. A solenidade de abertura aconteceu nesta quinta-feira (10), às 18 horas, no auditório Professora Edna Maria Jacinto da Silva, na Semed (Secretaria Municipal de Educação) e contou a presença do prefeito, Cleverson Alves dos Santos, do vice-prefeito Roni Cota; além do coordenador de Educação Física, professor Rubens Pereira Lima, e a coordenadora da Unidade de Formação da Fundesporte, Thamy Kumagai.

O trabalho é realizado em conjunto por meio da Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), com apoio da Prefeitura costarriquense.

O curso acontece de 10 a 12 de março, com aulas teóricas e práticas e é voltado para acadêmicos e profissionais de Educação Física do município e região, com vagas limitadas.

O curso aborda a iniciação do badminton escolar e a adaptação para escolas, clubes e associações, com a demonstração de como demarcar uma ou mais quadras com materiais alternativos e está sendo ministrado pelo professor Willian Freitas da Silva.

Os participantes estão contando com aulas sobre a origem da modalidade, bem como ensinamento sobre as medidas oficiais da quadra, saque e empunhadura, golpes e componentes de movimentos.

Horários e datas

A parte teórica foi aplicada nesta sexta-feira (11), das 8 às 12 horas e as atividades práticas estão sendo ministradas no mesmo dia, das 14 às 18 horas, e no sábado (12) no período matutino, das 8 às 12 horas.

As aulas estão sendo realizadas no Ginásio de Esportes “Luís Carlos Yamashita de Souza”, no Jardim São Francisco.

Badminton

O badminton é um esporte praticado entre dois ou quatro jogadores. É semelhante ao tênis, por usar raquetes e estar dividido por uma rede, porém ele possui suas peculiaridades.

O esporte é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie e não como uma bola. Essa modalidade envolve agilidade, coordenação e reflexo. Ela é praticada por homens, mulheres e crianças, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo e o segundo mais praticado entre modalidades esportivas, só perde para o futebol.

Autor: Silvestre de Castro