A secretária Municipal de Saúde de Costa Rica – MS, Adriana Tobal, participou no último dia 04 de setembro de 2013, de uma reunião com o assessor administrativo da Federação das APAEs - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Elisvaldo Santos Andrade.
O assessor das APAEs estava acompanhado do presidente da APAE de Costa Rica, Roney Rodrigues e da diretora da entidade Luciana Nogueira.
Conforme a secretária de Saúde, os membros da entidade apresentaram oficialmente o pedido de credenciamento da entidade no CER 2 - Centro Especializado de Reabilitação - projeto do Governo Federal que visa o tratamento da população que tem problemas físicos ou mentais.
Adriana Tobal, afirmou o apoio ao projeto e que a secretaria já designou uma funcionária para se dedicar ao projeto que pode sim atender ao sonho de todas as pessoas de Costa Rica com problemas físicos e mentais. “Com a aprovação desse projeto o atendimento será feito na cidade e não mais tendo que ir para Campo Grande, trazendo conforto aos pacientes”.
Erivaldo Andrade enfatizou a importância do apoio do Município nesta luta para o credenciamento. “Agora a APAE deve apresentar o projeto ao Conselho Municipal de Saúde para a aprovação e se aprovado, apresentar na secretaria estadual”, destacou.
“O apoio da Secretaria Municipal de Saúde é fundamental para a conquista deste benefício que vai mudar a história da cidade neste tipo de atendimento, transformando Costa Rica em sede regional do programa nacional, podendo atender também a região”, enfatizou o presidente da APAE.
Para a diretora da APAE Costa Rica, esta conquista pode mudar a vida de muitas famílias da cidade e dos alunos que já são atendidos na escola, podendo oferecer o que há de melhor para eles.
Com a confirmação do credenciamento da APAE de Costa Rica no CER 2, a entidade receberá R$ 1 milhão para reformas e compra de equipamentos clínicos, e terá em seu corpo profissional médico neurologista, ortopedista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo entre outras especialidades.