A Prefeitura de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde através do departamento de Controle de Vetores colocou em prática no último dia 27 de agosto o Projeto Ovitrampas, que são armadilhas de captura dos ovos do mosquito transmissor da dengue.
Conforme a secretária de Saúde, Adriana Tobal, a Ovitrampas (armadilha) consiste num pequeno recipiente plástico onde são colocados 500 ml de água e 50 ml de feno, por meio do odor liberado pela composição as fêmeas do Aedes aegypti são atraídas para fazer a ovoposição em uma palheta de Eucatex fixada na armadilha.
Ao todo no Município foram instaladas 60 armadilhas, em pontos estratégicos que serão monitorados semanalmente pelo departamento de controle de vetores.
O objetivo é de coletar cerca de 100 mil ovos em um ano. “Acreditamos que as armadilhas são uma ferramenta importante para conseguir manter o índice de infestação do Aedes aegypti abaixo de 1% que é preconizado pelo ministério da saúde e com isso diminuir os casos de dengue em Costa Rica”, destaca a secretária.
Além de Costa Rica os municípios de Amambai, Aral Moreira, Laguna Carapã e Naviraí também estão usando as armadilhas como arma no combate ao mosquito transmissor da dengue. No entanto é importante destacar que somente com a ajuda da população será possível evitar a proliferação do mosquito.
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa e a secretária Adriana Tobal agradecem aos moradores que gentilmente aceitaram a instalação das armadilhas em suas residências, e acreditam que com essa parceria venceremos a luta contra o mosquito da dengue.