14 JAN 2022
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Com apoio da Prefeitura, 18ª edição da Copa Rotary de Futsal começa nesta sexta em Costa Rica
Inicia nesta sexta-feira (14), no Ginásio Poliesportivo Luiz Carlos Yamashita de Souza, a 18ª edição Copa Rotary de Futsal. A competição, que segue até 22 de janeiro, é realizada por meio da parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, através da SEMTMA (Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura), o Rotary Club do município e a Câmara de Vereadores.

Tradicional em Costa Rica, a Copa abre o calendário esportivo 2022 da SEMTMA e este ano conta com a participação de atletas de vários estados e até de outros países. Para evitar a propagação da Covid-19, o acesso ao ginásio será restrito, portanto o evento não estará aberto ao grande público.

“Como medida de prevenção, o acesso ao ginásio será restrito a atletas, membros da comissão técnica das equipes participantes que apresentarem comprovante de vacinação contra a doença, além do uso de máscaras entre outras medidas. Para garantir que a nossa população acompanhe os lances de cada partida, todo o evento será transmito ao vivo pelas redes sociais”, destacou o prefeito em exercício, Roni Cota.

A competição está dividida nas categorias feminino, com quatro equipes inscritas, e masculino disputando as categorias livre, com nove equipes, e veterano, com oito times. A primeira fase será disputada nos dias 14, 15 e 16, a segunda nos dias 17,18 e 19, com a semifinal nos dias 20 e 21 e a grande final dia 22 de janeiro.

O grande vencedor da categoria livre fatura R$ 15 mil e o 2º colocado R$ 8 mil. Já na categoria veterano, o 1º lugar leva R$ 4 mil e o vice-campeão R$ 2 mil. Na categoria feminina a premiação é de R$ 1 mil para o time vencedor e R$ 500 para o 2º lugar.

Limitação de Público

Decreto nº 4.823, publicado na edição 3074 do Diário Oficial Online do Município desta quinta-feira (13), limita a 30% da capacidade de assentos do Ginásio Municipal de Esportes Luiz Carlos Yamashita durante a realização da Copa Rotary de Futsal. As exigências fazem parte das medidas de emergência ao enfrentamento da COVID-19.

Conforme o decreto, o público que comparecerá ao ginásio deverá portar o credenciamento, emitido pela a organização do evento, e deve se restringir a atletas, membros da comissão técnica das equipes participantes e/ou dirigentes.

Ainda segundo o documento, para acompanhar o evento essas pessoas deverão apresentar o comprovante de vacinação contra a COVID-19 (D1 e D2), caso seja solicitado; submeter ao teste rápido da COVID-19, caso seja solicitado pelo(s) agente(s) de saúde ou funcionário habilitado; não apresentar qualquer sintomas que implique em suspeita da doença da COVID-19 e/ou da gripe transmitida pelo vírus da influenza compreendido os dois tipos de vírus “A” e “B; atender a todas as orientações das autoridades e funcionários do sistema de saúde, quanto a distanciamento, uso de álcool e gel e estar usando máscara de proteção.

O evento será transmitido ao vivo pela página do Município de Costa Rica, além das rádios locais.