16 DEZ 2021
Executivo homenageia ex-primeira-dama e professora com Títulos de Cidadãs Costarriquenses
Nesta quarta-feira (15), o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos e o vice-prefeito, Roni Cota participaram da sessão solene da Câmara de Vereadores que homenageou 14 personalidades com o “Título de Cidadão Costarriquense”, entre elas duas indicadas pelos representantes do Executivo. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz Santo Antônio com a presença dos 11 vereadores.

O Título de Cidadão Costarriquense é outorgado anualmente a pessoas que não nasceram em Costa Rica, mas que contribuíram de alguma forma para a cultura e o desenvolvimento da cidade. É um documento simbólico que reconhece publicamente relevantes serviços prestados, quer seja na vida pública ou particular, com sua profissão ou aspectos culturais, conforme o Decreto Legislativo n° 67/2021 daquela Casa de Leis.

A cerimônia de entrega da honraria reuniu 180 pessoas, entre elas familiares e amigos dos homenageados, em um momento dedicado especialmente aos congratulados.

Acompanhado da primeira-dama Márcia Alves, o prefeito Cleverson Alves, homenageou ex-primeira-dama Maria Martins Gomes. Escolhida pelo vice-prefeito Roni Cota, a professora Maria de Lurdes Vieira Milreu (Malu), também foi agraciada com o título.

“A história de Costa Rica foi forjada pelo sangue, suor e trabalho de muitos homens e mulheres, que aqui, foram homenageados e que fazem parte dos anais da história da cidade. Homenagear a dona Maria Gomes é homenagear também a memória de seu esposo João Dentista. Foi esse casal que brigou para trazer a educação para Costa Rica, no antigo Santos Dumont, correu atrás de professores na região e plantou as primeiras sementes. É um prazer muito grande entregar o título de Cidadã Costarriquense a essa mulher guerreira, que ao lado do seu esposo deu os primeiros passos para tornar Costa Rica ao que é hoje. Obrigada por fazer história dona Maria”, agradeceu o prefeito.

Apaixonada pela profissão, a professora Malu, homenageada pelo vice-prefeito, chegou em Costa Rica na década de 80 e passou a dar aulas na Escola José Ferreira da Costa. Foi aprovada em concurso público estadual, assumiu as aulas na mesma escola, onde lecionou até se aposentar.

O presidente da Câmara de Vereadores, Averaldo Barbosa da Costa parabenizou e agradeceu a cada um dos agraciados com o título de cidadão costarriquense. “São pessoas que se consideravam costarriquenses de fato, agora são de direito com a outorga do título, com o reconhecimento do povo, por vocês terem, cada um à sua maneira, nos ajudado a construir uma Costa Rica cada dia melhor e de forma permanente”, completou o presidente.

Confira a lista de todos os homenageados:

Acácio Aparecido Ballera Junior
Edna Mara Pereira dos Santos Martins