13 DEZ 2021
SEMED realiza solenidade de conclusão da 1ª etapa da Educação Básica de Costa Rica
416 crianças concluíram essa etapa do ensino, em 2021, na Rede Municipal de Ensino de Costa Rica

O Município de Costa Rica, por intermédio da SEMED – Secretaria Municipal de Educação realizou no período de 9 a 11 de dezembro, a solenidade de conclusão da primeira etapa da Educação Básica onde 416 alunos da rede concluíram a Pré-Escola nesse ano letivo de 2021. A cerimônia aconteceu no salão paroquial da Igreja Matriz Santo Antônio.

O tema da festa foi “As cores do Arco Iris e a Infância”. As cores estão presentes no mundo que nos cerca. Elas são um dos conceitos básicos que a criança precisa para se desenvolver. Além disso, também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa.

O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, estendendo-se por muitos anos.

A Pré-Escola II é a fase que envolve as crianças de 5 anos até 5 anos e 11 meses, considerada a primeira etapa da Educação Básica e tem por objetivo, o desenvolvimento integral da criança nos aspectos cognitivo, físico e socioemocional.

A Educação Infantil é o alicerce, a base de tudo na vida da criança, é onde começa a socialização, a brincadeira, a coordenação e com um trabalho bem feito, preparamos a alfabetização da criança. Mas nós queremos muito mais, queremos que as nossas crianças realmente sejam preparadas para o ensino fundamental. Nós atingimos nosso objetivo ao propiciar um momento agradável para as crianças, os pais e familiares que prezam muito esse momento.

“A conclusão dessa etapa é um momento de reunirmos as famílias para comemorar o encerramento de uma etapa importante na vida da criança. Foi bonito ver o salão paroquial organizado, bem decorado e sentir a energia positiva dos pais fazendo a festa junto com as crianças,” disse a secretária municipal de educação, Maria Barbosa.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos, recordou a sua infância ao discursar para as crianças que estão concluíram a Pré-Escola e enalteceu a importância da Educação na formação delas e de todos nós. Pediu a elas que nunca deixem de estudar, pois, o futuro está em suas mãos, e por fim felicitou os formandos e seus familiares.  “Parabéns, crianças! Vocês são vitoriosas por terminarem a primeira etapa da jornada de estudos. Eu agradeço também aos pais e às mães que confiaram seus filhos às Escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Nosso trabalho é feito com amor, carinho e dedicação, além de muita vontade de ensinar essa turma a ser a melhor geração de Costa Rica,” afirmou.

Para evitar aglomerações, por estarmos em período pandêmico por conta da Covid-19, as crianças foram divididas em três turmas para cumprir as determinações e orientações do Protocolo de Biossegurança da Saúde Pública.

Cada criança recebeu uma caixa de lembrança, recheada de guloseimas entre doces e salgados, brinquedo e outras coisas gostosas que os pequenos adoraram.

Além da secretária de Educação, Maria Barbosa, participaram da cerimônia o prefeito Cleverson Alves dos Santos; o secretários municipais, Airton Ruiz Pereira (de Governo), Penides Garcia Jacinto (de Transportes, Urbanização e Obras Públicas), Evair Gomes Nogueira (de Assistência Social); a primeira-dama, Márcia Alves; os vereadores Averaldo Barbosa da Costa (presidente), Manuelina Martins da Silva Arantes (vice-presidente) e o vereador membro, Evaldo Paulino; além dos professores, diretores, coordenadores e secretários da Reme – Rede Municipal de Ensino costarriquense.
Fonte: ASSECOM/PMCR
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024