17 NOV 2021
EDUCAÇÃO
Professores de tecnologia e coordenadores da REME participam de capacitação para aulas de robótica
De hoje (17) até a próxima sexta-feira (19), professores de tecnologia e coordenadores da REME (Rede Municipal de Ensino) participam de uma capacitação realizada pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação) em parceria com a empresa PETE Educação com Tecnologia, para aulas de robótica que serão introduzidas a partir de 2022 para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Conforme a secretária municipal de Educação, Maria Barbosa, as aulas de robótica desenvolvem o raciocínio lógico dos alunos, aprimora o pensamento matemático, estimula a criatividade, transforma o processo de ensino e aprendizagem em uma experiência divertida, melhora as habilidades para solução de problemas, cria argumentação e mecanismos cognitivos para compreender fenômenos e incentiva o trabalho em grupo.

Os alunos contarão com kits de robótica (composto por peças, sensores, motores e controladores) e um ambiente de programação com interface muito amigável e acessível.

“A intenção é assumir o potencial de tornar o aluno produtor, e não, apenas, consumidor de tecnologia digital, pois a construção e manipulação de robôs podem servir de plataforma para fazer conexões entre as áreas do conhecimento. É uma oportunidade de interagir com a tecnologia numa relação de autoria, para isso é indispensável a formação de professores e coordenadores para atuarem no desenvolvimento das linguagens preconizadas tendo a robótica como prática pedagógica”, completou a secretária.

Leitura em Ação

Mantendo o compromisso de investir em Educação, a SEMED também vai implantar a partir do próximo ano letivo o Projeto Leitura em Ação, que contemplará todos os alunos da Rede Municipal.

Cada aluno receberá um kit literário, compatível para cada turma, que auxiliará na alfabetização além de incentivar a leitura.

“O estímulo à leitura e à produção literária como política pública é algo que todos os governos precisam ter como prioridade. Este é mais um investimento feito na Educação Municipal e não temos dúvidas que isso, somado aos tablets que vamos entregar aos alunos, ao material didático do Aprende Brasil do Grupo Positivo, aos kits de material escolar e ao reforço e valorização no quadro de profissionais, vai elevar de forma significativa o ensino municipal de Costa Rica”, conclui o prefeito Cleverson Alves dos Santos.