10 NOV 2021
Comunidade da Lage recebe ações do Novembro Azul
Nesta quarta-feira (10), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Rural da Secretaria Municipal de Saúde está no Centro Comunitário da Lage realizando às ações do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem. O objetivo da ação é alertar sobre a importância de exames preventivos para combater e diagnosticar precocemente o câncer de próstata.

Conforme dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

Na oportunidade o enfermeiro, Rodolfo Rodrigues, ministrou uma palestra para conscientizar, ainda mais, a população masculina da comunidade sobre a necessidade de cuidar do corpo e também da mente. O profissional falou também sobre a importância de praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo de bebida alcoólica e cigarro, praticar sexo seguro e fazer o exame da próstata, periodicamente.

Além do enfermeiro, a ação na Comunidade da Lage contou ainda com dois auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS), técnico de laboratório e recepcionista. Os cidadãos também poderão aferir a pressão arterial e as medidas corporais, além de realizar testes rápidos para detecção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

O vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, esteve presente na ação e agradeceu aos profissionais da equipe Estratégia de Saúde da Família Rural da Secretaria Municipal de Saúde que caminham lado a lado com à população, inclusive com trabalho preventivo.

“Assim como já realizamos o Outubro Rosa, é de extrema importância atender também os homens, evitando sérios problemas de saúde pela falta de informação. Agradecemos o empenho e dedicação dos profissionais da saúde que atuam nesta e em outras ações de caráter preventivo em nosso município”, concluiu o vice-prefeito.

Autor: Assessoria de Comunicação