28 OUT 2021
ADMINISTRAÇÃO
Definida a Programação das palestras do Seminário Regional do MEG/TR de Costa Rica desta sexta-feira
Depois de dois intensos de curso do Modelo de Excelência em Gestão – MEG/TR, no período de 27 a 28 de outubro, realizado na Escola Municipal Adenocre Alexandre de Moraes, em Costa Rica, chega o dia mais esperado do evento, o Seminário Regional do MEG/TR, a partir das 8h da manhã desta sexta-feira (29), no auditório da SEMED, Profª Edna Maria Jacinto da Silva, com uma programação que vai até às 12h, acontecendo várias palestras com a abordagem do tema específico com participação de 11 municípios da região Norte de Mato Grosso do Sul.

O Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

O objetivo é contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.

Conforme a Programação do evento, às 8h haverá abertura oficial com a recepção das autoridades, palestrantes e convidados e a execução dos Hinos Nacional e Municipal tocados pela Banda Musical Laerte Souza da Costa.

8h30min terá a palestra “O que é o MEG/TR e sua importância para a melhoria da Gestão Pública?”, a ser ministrada por Esaú Mendes Sirqueira, Assistente do Departamento de Transferências da União DETRU/SEGES/Ministério da Economia;

9h haverá palestra “Sucesso das Organizações que adotaram o MEG pelo MS Competitivo” a ser ministrada por Reginaldo Soares de Lima, Multiplicador do Sistema de Excelência em Gestão da FECOMERCIO e membro da Rede de Controle da Gestão Pública MS;

9h45min terá a palestra “Planos de Melhoria que poderão ser incrementadas após a aplicação dos fundamentos do MEG/TR”, a ser proferida por Pedro Arlei Caravina, Secretário Adjunto da Secretaria de Infraestrutura de MS e Presidente da Associação de Prefeitos e Ex Prefeitos de MS;

10h30min haverá a palestra “Passo a Passo no Incremento do MEG no Estado de Mato Grosso do Sul e AGESUL”, a ser ministrada por Luís Carlos Morente, Coordenador Estadual da Rede Mais Brasil de MS e Assessor de Gabinete da SEINFRA;

11h terá a palestra “Metodologia de implantação do MEG nas unidades do Governo do Estado de MS”, a ser ministrada por Thaner Castro Nogueira da SEGOV;

11h20min, haverá a palestra “Costa Rica, Exemplo de Sucesso na Captação e Aplicação de Recursos Federais”, a ser ministrada por Weder Menezes, Gestor Municipal de Convênios e Presidente do Comitê de Implantação do MEG-TR em Costa Rica;

11h45min, terá a palestra de encerramento do seminário “Melhorias esperadas com a Implementação do MEG-TR no Município”, a ser ministrada por Cleverson Alves dos Santos, Prefeito Municipal de Costa Rica.

Benefícios do Seminário Regional / Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União – MEG-TR: Fortalecimento da governança; Melhoria da Qualidade da Gestão por meio de um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento; Participação em ação cooperativa que possibilita troca de experiências entre as organizações; Promoção da cooperação interna; Compartilhamento de conhecimento e unificação de entendimentos; Sinergia na comunicação entre os parceiros; Melhoria de processos; Construção colaborativa de soluções e melhorias na Gestão pública +íntegra, +integrada, +inovadora, +transparente, +simples e +efetiva.

Fonte: ASSECOM/PMCR