06 OUT 2021
Dia D reúne idosos para atividades físicas e homenagens no Parque Ecológico
Em comemoração ao Dia do Idoso, na última sexta-feira (1º) o Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o Dia D no Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa. O dia foi celebrado com aulas de ginástica laboral, entrega de kits saúde, café da manhã, homenagens e premiações.

O evento marca o encerramento das ações da Semana do Idoso e contou com a presença do vice-prefeito Roni Cota, da secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, do secretário de Governo, Airton Ruiz, da subsecretária de Educação, Angélica Moraes, e do vereador Evaldo Paulino.

As atividades foram coordenadas pelo professor de educação física, Sivaldo Pereira Pimenta, através do Projeto Ginastica Laboral da Melhor Idade, que já atende pessoas de 50 anos acima nas praças dos bairros São Francisco, Vila Nunes, Sonho Meu III e no Parque Ecológico.

Durante a Semana do Idoso, 60 idosos atendidos pelo projeto participaram de um concurso de redações em alusão ao Dia do Avô. As duas melhores criações na categoria masculino e feminino foram avaliadas pela equipe da Assistência Social e premiadas durante o evento. Os vencedores foram Ana Maria da S. Urgedo e João Tomaz de Aquino Filho.

“O Estatuto do Idoso afirma que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. É de grande honra para todos nós promover ações que vão de encontro com a valorização dessa parte da nossa população, que tanto contribui para construção da nossa história”, afirmou o vice-prefeito Roni Cota.

No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Confira abaixo os dias e horários do Projeto Ginastica Laboral da Melhor Idade nos bairros:
Praça do bairro São Francisco – Segunda e quarta-feira às 7h30
Praça do bairro Vila Nunes -  Segunda e quarta-feira às 16 horas
Praça do bairro Sonho Meu III – Terça e Quinta-feira às 7h30
Parque Ecológico – Sexta-feira às 7 horas

Para participar é preciso ter 50 anos ou mais e comparecer no local e horário.