20 SET 2021
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Costa Rica vence Alcinópolis e Sonora e se classifica para a próxima fase da 17ª Copa Assomasul
Neste sábado (18), Costa Rica foi sede de cinco jogos da 7ª rodada da 17ª Copa Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul). O time da casa venceu as equipes de Alcinópolis e Sonora e segue para a próxima fase do maior campeonato amador de futebol de campo do Centro-Oeste.

O campeonato reúne 66 equipes formadas por servidores das prefeituras, câmaras municipais, além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Além da premiação em dinheiro para as equipes melhores colocadas e atletas destaques na competição, este ano a novidade é que o município campeão receberá uma ambulância zero km.

Em Costa Rica a etapa contou com a participação dos prefeitos Cleverson Alves de Costa Rica, Dalmy Crisostomo de Alcinópolis, Edilson Magro de Coxim, Reinaldo Piti de Bela Vista, do Diretor Geral da Assomasul, Rogério Rosalin, do Secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula e dos vereadores Averaldo Barbosa e Rosângela Marçal.

O diretor esportivo da entidade e prefeito de Bela Vista, Reinaldo Piti, informou que trabalha com a expectativa da realização de um grande evento este ano, obedecendo todos os protocolos e determinações recomendadas pelas autoridades em saúde em razão da pandemia da Covid-19.

Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula, destacou a importância da Copa Assomasul e agradeceu ao prefeito de Costa Rica pela receptividade.

“Esta é a maior competição amadora de Mato Grosso do Sul, com maior número de atletas, possibilitando um verdadeiro intercambio entre servidores públicos, além de promover o respeito e amizade entre os municípios, um dos pilares defendidos pela gestão municipalista do governador Reinaldo Azambuja. Agradeço ao nosso anfitrião, prefeito Cleverson, por quem trabalhamos muito e tem nos dado bastante orgulho frente a sua administração”, frisou o secretário.

O prefeito, Cleverson Alves dos Santos, agradeceu a presença dos prefeitos, vereadores, secretários, servidores, atletas, arbitragem, toda a delegação da Assomasul e ao secretário da Casa Civil pela presença e falou sobre a relevância da competição.

“O esporte é vida, é saúde, é inclusão social e oportunidade. Costa Rica tem se destacado no cenário esportivo estadual e incentivado os atletas locais a subirem o degrau mais alto do pódio nas competições. É gratificante receber em nosso município esta etapa da tradicional Copa Assomasul, o maior campeonato amador de futebol de campo do Centro-Oeste”, disse o prefeito.

Na oportunidade o prefeito aproveitou para solicitar ao secretário da Casa Civil a reforma do Estádio Laerte Pais Coelho para as disputas do CREC (Costa Rica Esporte Clube) representando o Estado na Copa do Brasil, Copa Verde e no Brasileiro pela série D, além do Campeonato Estadual.

Jogos

No primeiro jogo às 10h30 contra Alcinópolis, a equipe do Costa Rica venceu com uma goleada de 5 a 0. Três gols foram marcados por Airton Ruiz (camisa 23), um por Renan Candido (camisa 18) e um por Rafael Silva (camisa 7).

Às 15 horas Costa Rica voltou a campo, desta vez contra o Sonora, e voltou a vencer pelo placar de 3 a 1. Todos foram marcados por Renan Candido (camisa 18), sendo um de cabeça, um de pênalti e outro de lance normal.

Para o técnico da equipe, Cesarino Candido, os atletas do time de Costa Rica fizeram três amistosos e mais de 10 jogos treinos, preparatórios para a disputa da Copa Assomasul e seguem firmes em busca do resultado favorável para trazer caneco para a cidade.

Os árbitros da etapa foram Wilson Osmar, Ronan Machado, Alan Lezo, Ademir Bento e à coordenação geral ficou à cargo de Valdir Couto, Reinanldo Miranda, Santo Rosetto, Diego Abud e Galdino Vieira; Coordenação de arbitragem, Manoel Paixão dos Santos e Ernani Tomaz.

Equipes e Jogos
1º Jogo 08h30min ALCINÓPOLIS 2 X 6 FIGUEIRÃO
2º jogo 09h30min SONORA 3 X 3 COXIM
3º jogo 10h30min COSTA RICA 5 X 0 ALCINÓPOLIS
4º jogo 14h FIGUEIRÃO 8 X 0 COXIM
5º jogo 15h COSTA RICA 3 X 1 SONORA

Pelas regras do campeonato, passarão à fase seguinte da competição as três melhores equipes de cada rodada.

Em Cassilândia se classificaram as equipes de Chapadão do Sul, Inocência e Água Clara para a segunda fase.

Próximas etapas

As demais etapas válidas pela 1ª Fase da competição ocorrerão em Sete Quedas (25/9), Caarapó (26/9) e Mundo Novo (02/10).
Autor: Assessoria de Comunicação