17 SET 2021
ADMINISTRAÇÃO
COSTA RICA sai na frente na elaboração de projetos de captação de recursos para novos investimentos em 2022. Boas práticas do município receberam destaque na CNM
Costa Rica saiu na frente dos demais municípios de MS na formatação  e projeção de ações administrativas para a capacitação do quadro de técnicos com o envio de uma delegação à CNM (Confederação Nacional dos Municípios). Secretários e funcionários avançaram no entendimento de questões ligadas à Controladoria da Previdência Social - cujas regras estão sendo mudadas - repasse do Fundeb e do  FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).  Projetos de transferências de recursos federais e internacionais para o turismo e outros setores estratégicos também estiveram na pauta.
A evolução salarial dos professores, proposta pelo prefeito Cleverson dos Santos, mesmo durante um período austeridade econômica marcado pela pandemia teve excelente repercussão em Brasília.  Costa Rica também aumentou a interação técnica com o Governo Federal porque os demais municípios geralmente enviam prefeitos em visitas políticas. A Controladoria Geral do Município e da Administração fizeram um levantamento minucioso do município e interagiram diretamente com os técnicos do CNM sobre questões que darão mais agilidade nas demandas.

O intercâmbio técnico capacita Costa Rica para a agilização de projetos de captação de recursos na retomada econômica do Brasil em 2022. Sobre o assunto o prefeito Clverson dos Santos destacou que “os municípios que se adiantarem e estiverem com projetos definidos e acertados tecnicamente serão contemplados primeiramente com recursos”.
As secretarias de Turismo e Administração compartilharam experiências para a revitalização do setor. Costa Rica tem previsão de ser destino nacional e internacional de turistas com a volta da normalidade sanitária. Diversas ações já estão sendo discutidas para ampliar a infraestrutura para o recebimento desta demanda no município.

Mais alternativas de financiamento também estarão disponíveis a partir de 2022 como os bancos de fomento internacionais que investem em infraestrutura em cidades brasileiras. A meta é deixar os projetos prontos para quando tiverem início a seleção destas propostas junto aos bancos internacionais, como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). As áreas atendidas pela CNM foram: educação, saneamento, meio ambiente, turismo, jurídico, previdência, inovação e transferências voluntárias.

Estiveram presentes o Secretário de Administração, Uriel Carvalho; a Controladora-Geral Municipal, Letícia Barros; Secretária de Educação, Maria Barbosa; subsecretária de Educação, Angélica Moraes Clemente; Secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura; Artur Baird; Chefe de Meio Ambiente, Iva Barbosa; Técnico de convênios, Weder Furtado e o Assessor Jurídico de Gabinete, Wengrytton Raffael.  EM Brasília. Eles acompanharam de perto as mudanças
Autor: Assessoria de Comunicação