16 SET 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Costa Rica realiza o 2º Encontro sobre Associativismo em parceria com o SEBRAE/MS
Nesta terça-feira (14), pequenos produtores rurais e entidades de classe participaram do 2º Encontro sobre Associativismo promovido pelo Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Município de Costa Rica, por meio da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento). O encontro faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado em Costa Rica neste ano, e foi realizado no auditório Prof.ª Edna Maria Jacinto da Silva.

Estiveram presentes no encontro, o subsecretário de agricultura, Fernando Barbosa Martins; o consultor do Sebrae/MS Saulo Oliveira Meneguite; o técnico da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) Altair Luiz da Silva; técnico da SEMAD Marcos Istets Piergentile Júnior, além de pequenos produtores rurais e lideranças de entidades de classe locais.

Na oportunidade, o consultor do Sebrae/MS Saulo Oliveira Meneguite expôs a importância do associativismo para o fortalecimento da agricultura familiar. “As associações, geralmente, nascem por necessidade ou pelos integrantes terem um objetivo em comum e é uma ferramenta para que a comunidade cresça e se desenvolva”, disse ele.

De acordo com o técnico, durante a execução do programa Cidade Empreendedora no município, o trabalho desenvolvido junto aos interessados será por etapas. “Essa foi a sensibilização inicial sobre a importância do associativismo, depois o tema será trabalhado em grupos e, por fim, aqueles que demonstrarem interesse e permanecerem participando, começam a receber consultorias para desenvolver a própria Associação ou reestruturar a que já existe”, esclareceu Meneguite.

Segundo o subsecretário de agricultura de Costa Rica, Fernando Barbosa Martins, o encontro veio para explicar aos pequenos produtores porque é interessante que eles se organizem e atuem de forma conjunta. Ele pontuou ainda que, apesar de haverem associações, a maioria não é atuante e o município quer incentivar a organização dos produtores.

“Nosso objetivo com o encontro foi mobilizá-los. A ideia do Município é fazer com que eles se juntem e possam fazer isso com qualidade. Queremos incentivar os grupos para que eles montem associações por seguimento, como apicultura, agricultura e outras, por exemplo. A unificação dará mais força para as categorias e irá ajudar no desenvolvimento socioeconômico do município”, ressaltou o subsecretário.

Nessa primeira etapa serão três encontros com os grupos de produtores e entidades. Este foi o segundo encontro que contou com oficina de capacitação sobre associativismo e o próximo encontro está agendado para o dia 28 de setembro, onde será realizada oficina para Identificar Lideranças e Organizar Comissões.