27 AGO 2021
SAÚDE
Programa de Controle ao Tabagismo é ampliado para todos os Postos de Saúde de Costa Rica
Dia 29 de Agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data em que são realizadas diversas ações em todos país para sensibilização, conscientização e mobilização da população para os malefícios do cigarro. Para garantir a efetividade destas ações, o Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde, amplia a partir de 1º de setembro, o Programa de Controle ao Tabagismo para todos os Postos de Saúde.

De acordo com a coordenadora do programa, Jucimeri Thewes, a pessoa que quer parar de fumar, participará de sessões estruturas, conduzidas por um profissional de saúde do projeto de controle ao tabagismo, pelo período de 1 ano e 2 meses, onde será orientado no processo de cessação do cigarro. Nos casos em que houver necessidade, também será fornecida medicação.

“O objetivo é de conhecer a história do tabagista, orientar, acompanhar, apoiar nas dificuldades e prevenir recaídas. Depois do tratamento, a maioria resiste ao cigarro, diminuindo consideravelmente os riscos de doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer de diversos tipos, diabetes, entre outros males”, destaca a coordenadora do programa.

Este ano os atendimentos estavam acontecendo apenas na Unidade de Saúde Vale do Amanhecer. Em agosto de 2021, mais profissionais ingressaram ao programa, possibilitando atendimentos as outras unidades de saúde, expandindo o alcance do projeto a população.
Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa para conhecer e fazer parte do programa. Apenas o CEM (Centro de Especialidades Médicas) não oferece este atendimento.

"Considerando que o cenário de pandemia, se faz ainda mais importante evitarmos hábitos que tragam riscos a saúde. Estamos ampliando os atendimentos com o objetivo de reduzir cada vez mais o número de fumantes", ressaltou o prefeito Cleverson Alves dos Santos.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de mortes relacionadas ao tabaco deverá aumentar de cerca de 6 milhões de mortes para cerca de 8 milhões anualmente até 2030, sendo que mais de 80% delas vão ocorrer em países de baixa e média renda. O cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo e chega a reduzir a expectativa de vida em 20 anos.

Confira a lista das Unidades de Saúde e os psicólogos que atendem o programa:
ESF - Vale do Amanhecer / Psicóloga Jucimeri Thewes
ESF - São Francisco / Psicóloga Cecília Alves dos Santos