19 AGO 2021
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Medalha de Ouro do Atletismo por Costa Rica, atleta se prepara para o Desafio Centro Oeste Brou de Trail Run
A atleta másters Silvana Renesto, que representou Costa Rica e ganhou o ouro na prova Atletismo da Fazenda Piana em Sidrolândia (MS), está se preparando para correr os 16 km do Desafio Centro Oeste Brou de Trail Run, que acontece em Costa Rica no período de 1º a 3 de outubro próximo. Ela é uma das atletas inseridas no Projeto Forjando Campeões, idealizado pelo Município de Costa Rica com apoio da Câmara de Vereadores.

A medalha foi alcançada em 11 de julho deste ano após a atleta fazer o percurso de 21 km em uma altimetria de 700 metros em 3h8min, numa competição com mais de 200 atletas participantes.

“Essa corrida de Sidrolândia foi um desafio, foi a primeira vez que eu fiz um longão com 700 metros de altimetria, é muito alto, e a gente teve que muitas vezes subir de gatão. Foi muito interessante, uma prova muito puxada. Chorei de emoção ao cruzar a faixa de chegada da corrida abraçada com a bandeira de Costa Rica. Uma mistura de dor, alívio, alegria, superação, senti tudo isso”, relembra ela.

A atleta conta com o incentivo das filhas Carolina e Rafaela, bem como do atleta iniciante Gabriel Fernando Lorenzon, de 20 anos, que também representou Costa Rica na categoria sub-23 de Sidrolândia e subiu ao pódio ao conquistar o bronze com 2h45min de prova. Segundo ela, a rotina se divide entre o trabalho como veterinária, a família e os treinos com parceiros de atletismo.

“Eles foram comigo, são o meu apoio, assim como o Município que me ajudou também, através da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura. A gestão tem um olhar voltado para o atleta através do Projeto Forjando Campeões e pra nós é motivo de orgulho representar Costa Rica”, ressaltou Silvana.

Para ela a corrida significa vida e saúde. “Correr é uma paixão que desenvolvi alguns anos atrás. Comecei no intuito de emagrecer e ganhei em saúde mental e física, incluindo melhorias cardiovasculares e o ânimo. Eu não corro só para ganhar, mas sim para testar os meus limites, até onde eu posso ir e quanto mais eu corro, mais eu quero correr e mais eu quero desafiar a mim mesma”, explicou.

A atleta deixou uma dica para quem tem interesse de treinar.  “Sedentarismo jamais, depois de um mês a corrida se torna um vício, essa velha máxima de ter preguiça hoje, amanhã acaba. Simplesmente seu corpo sente falta da atividade física. É um vício saudável”, ressalta Silvana.

No Brasil Brasil Ride realizado em Costa Rica em 2019, a atleta fez a prova de 16 km e ficou em terceiro lugar na sua modalidade. Ela também representou Costa Rica, numa prova de 5 km realizada em Chapadão do Sul e ficou em primeiro lugar no pódio.

Silvana já está pronta para os próximos desafios em Atibaia (SP) numa prova de 30 km; em Bonito (MS), numa prova de 21 km e em Botucatu (SP), numa prova de 31 km.

Desafio Centro-Oeste Brou Bruto de Trail Run e Ciclismo de Mountain Bike

Previsto para acontecer nos dias 2 e 3 de outubro em Costa Rica, o desafio Centro-Oeste Brou Bruto de Trail Run e Ciclismo de Mountain Bike continua com as inscrições abertas.

Considerado um dos maiores eventos outdoor do Brasil, a competição será realizada pelo Município de Costa Rica, através Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, com apoio da Câmara de Vereadores, da Federação MS de Ciclismo e da ACC (Associação Costarriquense de Ciclismo).

Conforme o projeto inicial, a arena da prova será erguida no Centro de Eventos Ramez Tebet, a partir de sexta-feira, 1º de outubro, onde os visitantes poderão prestigiar lojas, experimentar as delicias locais na praça de alimentação, levar as crianças para se divertirem e assistir aos shows que animarão o evento. O acesso à arena será completamente gratuito. As competições serão nas modalidades de corrida a pé em trilhas (Trail Run) nas distâncias 6km e 16km.

No domingo dia 03 de outubro será a vez das bikes, com as largadas às 9h para o percurso completo e reduzido explorando as belíssimas trilhas ao redor da cidade. Os principais atletas do Brasil nas modalidades estarão presentes nas competições.

Autor: Assessoria de Comunicação