A qualificação profissional é fator primordial para a oferta de trabalho no município. Por conta disto, a prefeitura de Costa Rica promove convênios e parcerias para que a oferta de cursos e graduações seja constante. O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, recebeu nesta sexta-feira (12), a coordenadora pedagógica do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Rio Verde de Mato Grosso (MS), Juliana Marina Cardoso para tratar da parceria de qualificação profissional entre o Município e a instituição.
O vice-prefeito, Roni Costa, também participou da reunião onde foi apresentado o projeto dos cursos que atualmente compõem a grade e a forma de contribuição para atender a demanda local.
“A parceria do Senai e da prefeitura é essencial para que possamos ofertar mais empregos para a população e mão de obra qualificada para as empresas que virão se instalar em Costa Rica”, cita o prefeito. O município irá ceder espaço e estrutura para que o SENAI possa ofertar os cursos.
O SENAI é o maior complexo privado de educação profissional da América Latina. Oferece cursos em todos os níveis da educação profissional e tecnológica e, em parceria com a Casa do Trabalhador está fazendo o levantamento da demanda local e vai oferecer cursos assertivos para atender todos os seguimentos.
“Quando as empresas procuram locais para se instalar é necessário, no primeiro momento, a mão de obra qualificada. Em Costa Rica vamos ter a garantia de oferecer esses cursos para nossa população”, ressalta Cleverson.
O objetivo do SENAI é oferecer cursos de iniciação, formação, qualificação e habilitação técnica profissional para trabalhadores, fomentando a mão de obra local em diversas áreas e para todos os níveis profissionais, inclusive com pós graduações, evitando assim, ter que trazer profissionais de outras localidades para atuar em Costa Rica. E, também, oportunizar aos jovens capacitação para que tenham facilidade de acesso ao primeiro emprego e estejam qualificados.
Os cursos do Senai formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.
Participaram da reunião, os secretários de Governo, Airton Ruiz Pereira; Subsecretario Fernando Barbosa Martins e a gestora da Casa do Trabalhador, Aline Fernandes Apolinário.