As aulas do Programa Brasil Alfabetizado realizadas nos bairros e em comunidades rurais de Costa Rica - MS iniciaram no dia 10 de Junho. Através das atividades, jovens, adultos e idosos têm a oportunidade de aprender a ler e a escrever. O Programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Costa Rica através da Secretaria Municipal de Educação e o MEC - Ministério da Educação.
Segundo a secretaria de Educação, Profª Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral destaca que dentre os resultados obtidos estão à redução no índice de analfabetismo, a oportunidade para a realização do exercício pleno da cidadania, a melhoria na qualidade de vida dos estudantes e da família, e a possibilidade de continuar os estudos.
“Educação é um direito de todos em qualquer momento da vida. Poder abrir as portas da sala de aula àqueles que antes não tiveram oportunidade para estudar é muito mais que ensinar a ler e escrever, é possibilitar que sejam cidadãos ativos na comunidade a qual pertencem. Isso reflete diretamente no desenvolvimento do nosso Município”, afirma a secretária de Educação.
Conforme a subsecretária de Educação Dulcinéa Rosa, as aulas do Brasil Alfabetizado acontecem de segunda a quinta-feira, nos locais abaixo:
Bairro Vale do Amanhecer/Sonho Meu IV
E. M. Vale do Amanhecer: 3 turmas
Alfabetizadoras: Adriana Nogueira Leite; Klenilson Campos de Oliveira e Ana Noemia Dias
E.M. Francisco Martins Carrijo
Alfabetizadora: Apparecida Conceição Palú
Região Curralinho: alfabetizadora Nádia Ribeiro dos Santos
Fazenda São Domingos: alfabetizadora Juliana Barbosa Melo
Os interessados em participar de aulas de alfabetização ou que queiram melhorar a leitura e escrita, devem entrar em contato com a SEMED pelo telefone 67 3247 7001.