A Prefeitura de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública realiza neste sábado (08), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite). A campanha tem previsão de ser encerrada no dia 21 de junho.
Neste sábado (08) inicia oficialmente a primeira etapa da campanha em todo o Brasil, marcada pelo Dia D. Em Costa Rica será um dia especial onde às unidades de saúde ESF – Estratégia de Saúde da Família: ESF Central; ESF Vila Nunes; ESF Vale do Amanhecer; ESF Sonho Meu III; e ESF São Francisco ficarão abertas das 8h às 17h para vacinação das crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos.
A secretária de Saúde Pública de Costa Rica, Adriana Tobal, alerta sobre a necessidade de manter as crianças imunizadas e não “baixar a guarda” diante da doença. “A vacinação é extremamente importante, mãe não se esqueça de levar a carteira de vacinação do seu filho”, lembrou Adriana Tobal.
A meta em Costa Rica é imunizar 1.388 crianças, sendo: 169 crianças (6 meses a menores de 1 ano); 338 crianças (1 ano); 254 crianças (2 anos); 286 crianças (3 anos) e 341 crianças (4 anos até 5 anos). A meta do Governo Federal é vacinar 12,2 milhões de crianças em todo o Brasil, o que corresponde a 95% da população alvo.
A coordenadora de Atenção Básica, Daiane de Souza Pupin, informa que as crianças que estão com outras vacinas atrasadas que “as mães podem levar a carteirinha e colocar em dia o cartão de vacinação do seu filho”.
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ellen Pavan, a mobilização em Costa Rica teve início no último dia 03 de junho, onde foram distribuídas equipes móveis por toda a zona rural do Município visando vacinar um número expressivo de crianças.
“As equipes já passaram pelas regiões da Baús; Lage; Capela; Gaúcho Pobre; Bolicho Seco; São Marcos; Cabeceira da Formiga; Monarca; Morro Alto; Planalto; Furnas do Indaiá. Nesta sexta-feira (07), a equipe realiza a vacinação nas regiões do Jaurú e do Guanabara”, contou Ellen Pavan.
Confira abaixo a programação nas regiões rurais que segue até o dia 13 de junho:
Segunda-Feira (10): Lagoinha, Serrinha e Cabeceira da Vaca;
Terça-Feira (11): Piacatú e Bauzinho;
Quarta-Feira (12): Curralinho, Angolinha e Fartura;
Quinta-Feira (13): Macaúba e Formiga.
O último caso de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi registrado no Brasil em 1989. O País recebeu da OMS - Organização Mundial da Saúde - o certificado de erradicação da doença em 1994.