Drogas foi tema de palestras realizadas no período de 04 a 05 de junho de 2013 aos alunos das Escolas Municipais: Adenocre Alexandre de Moraes; Francisco Martins Carrijo e Vale do Amanhecer. A palestra foi ministrada por ex-usuários e teve o objetivo de orientar e sensibilizar os estudantes sobre o mal que esse vício causa ao dependente, familiares e pessoas próximas.
Os palestrantes que já foram usuários e hoje fazem parte do Grupo AA – Alcoólicos Anônimos - ressaltaram aos estudantes que o legal da vida é ser descolado, ter um curso superior, um emprego bom e que para tudo isso não é preciso da droga, pelo contrário a substância atrapalha. “Se você é uma garota ou um garoto descolado que quer vencer na vida deve esquecer a droga. Nosso testemunho de vida é muito forte e hoje vivenciamos o que é o mundo sem a droga. Viver sem droga que é o maior barato”.
De acordo com a secretária Municipal de Educação de Costa Rica – MS, Profª. Me. Manuelina da Silva Martins Arantes Cabral, a palestra teve como principal objetivo chamar a atenção do aluno de forma que nem o estudante nem a família sejam expostos ou sofra constrangimento.
“O que nós, enquanto sociedade, temos que fazer, tanto a escola, polícia, governo e sociedade, é um trabalho de reeducação. Se não tiver um trabalho de reeducação nesses setores. É urgente o trabalho de toda comunidade em prol da melhoria do aspecto social e cultural desses estudantes”, enfatizou.
“A expectativa é que eles realmente se conscientizem que essa doença tem se alastrado e é fatal. Muitas são as pessoas que não tem a oportunidade de uma nova chance e hoje estão mortes, presos, deficientes e aleijados. Esperamos que eles tomem o exemplo e evitem essa parte negra da vida de experimentar esse amargo da história. É difícil, nos somos um grão de areia, porque muitos desses jovens têm experiência com pais que fazem festas movidas a álcool ou bebem por qualquer motivo. Infelizmente é o testemunho vivo dentro de casa que muitas vezes forma o caráter. Esperamos que eles aprendam com a dor do semelhante e não precise passar pelo problema”, desabafou um dos palestrantes.