A Prefeitura de Costa Rica - MS por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, reuniu dezenas de crianças e adolescentes para assistirem uma palestra com o tema da prevenção e combate ao uso de drogas, ministrada pelo delegado de Polícia Civil de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos.
As crianças e adolescentes que assistiram à palestra são assistidas pelo CRAS por meio de suas famílias que são cadastradas e beneficiadas em programas sociais. De acordo com a coordenadora do CRAS, Miriam Rodrigues Ribeiro, a informação adequada consiste em uma ferramenta importante para manter as crianças e adolescentes longe dos círculos das drogas, além de ajudá-los a lidar com o problema caso ocorra no seu meio de convívio social.
Conforme o delegado, a conversa teve por objetivo instruir, por meio de informações precisas, os participantes sobre como proceder se tiverem contato com pessoas utilizando ou mesmo tentando repassar entorpecentes de qualquer tipo, tendo em vista os efeitos danosos causados pelas drogas.
O secretário de Assistência Social, Waldomiro Bocalan (Biri), destaca que a finalidade da palestra foi discutir e conscientizar as crianças e jovens sobre os riscos decorrentes no uso de drogas, além de estreitar os laços entre a comunidade e os projetos de suporte social e preservação do direito a uma vida saudável para crianças e adolescentes, viabilizados pelo CRAS de Costa Rica.
Para o subsecretário de Assistência Social, Antônio Félix (Tonin Félix), uma das principais armas contra as drogas, principalmente, para os jovens que vivem em áreas de risco social, é a informação.
“É de fundamental importância à realização de palestras dessa natureza, uma vez que com essas iniciativas, a Secretaria de Assistência Social, através de seus mecanismos de proteção à criança e ao adolescente, tem buscado manter os jovens conscientes dos perigos e da destruição causados pelo uso de drogas, levando-os a procurar formas de se defender em caso de contato com pessoas que usem ou vendam esse tipo de produto”, afirmou Tonin Félix.