No último dia 23 de maio, 19 pacientes que frequentam as oficinas e grupos terapêuticos do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial de Costa Rica – MS fizeram um piquenique turístico no Balneário Municipal da Lage, ponto turístico localizado há cerca de 20 km da cidade, na rodovia MS 306.
A coordenadora do CAPS, Ana Paula Garcia Lopes, enfatiza que a atividade oferecida tem a finalidade de desenvolver a socialização, elevar a autoestima e contribuir com a autonomia do paciente. “Nesse passeio oferecemos aos pacientes algumas oportunidades que eles não tinham antes como, por exemplo, realizar o sonho da paciente Sidnei da Cruz, que ainda não conhecia o nosso Balneário da Lage”, enfatizou.
O acompanhamento que os profissionais do CAPS oferecem também tem trazido melhorias na qualidade de vida desses pacientes. “Essa é a primeira vez que visitei o Balneário da Lage. Estou muito feliz, é a realização de um sonho”, contou Sidnei da Cruz que é morador de Costa Rica e paciente do CAPS há cinco meses.
Conforme a enfermeira do CAPS, Roberta Rodrigues, no piquenique turístico, além de um dia de entretenimento, também foi uma oportunidade dos pacientes conhecerem o trabalho de educação ambiental, pois foram repassadas pelos guias do balneário informações sobre a flora e a fauna da região.
“O passeio ao balneário ofereceu lazer e diversão aos pacientes que vivenciaram atividades ecologias e participaram de um piquenique preparado pela nossa equipe”, ressaltou Roberta Rodrigues que destacou que iniciativa foi da equipe do CAPS juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde Pública.
A equipe do CAPS de Costa Rica oferece à população inúmeros atendimentos e conta com uma equipe multidisciplinar formada por terapeuta ocupacional, psiquiatra, psicólogo, enfermeira, técnica de enfermagem e artesã que tem acompanhado em média 80 pacientes.
Desde o mês de março, o CAPS de Costa Rica está atendendo em novo endereço: Rua Josina Garcia de Melo – N°. 261, Centro, ao lado da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento. O CAPS está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 11 horas e das 13 às 17h. O atendimento é oferecido para pessoas a partir de 18 anos de idade que apresentem transtornos mentais. Para mais informações ligue (67) 3247 5751.