Os moradores de Costa Rica – MS participaram de debates sobre políticas públicas durante a V Conferência das Cidades com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já” com o lema estadual: “Fortalecimento do desenvolvimento urbano e regional, implementação dos planos diretores”, realizada na tarde desta quarta-feira (29), no auditório da SEMED – Secretaria Municipal de Educação.
Durante a V Conferência das Cidades os participantes discutiram temas como “Políticas públicas” e “Cenários e desafios das políticas urbanas”, enfatizando as áreas de habitação, saneamento básico, planejamento urbano, entre outros.
O prefeito Waldeli ressaltou o interesse e empenho da população em colaborar na elaboração das políticas públicas. “O governo municipal não pode atender as reivindicações se não ouvir o povo”, afirmou Waldeli que garantiu aos participantes que as diretrizes escolhidas serão priorizadas. “Assim como o Estado, temos limitações, mas vamos aproveitar esse espaço para debater e juntos encontrarmos soluções para a nossa cidade”.
O secretário de Habitação, Carlos Marun afirmou que as discussões que ocorrem em todos os municípios são um debate coletivo que contribui para um futuro melhor para as cidades. “Em todas as conferências, vemos uma grande participação e interesse da sociedade local. As conferências estão alcançando o objetivo de unir o poder público e a sociedade civil para a elaboração conjunta de políticas públicas”, ressaltou Marun.
Divididos em quatro grupos, os participantes discutiram as diretrizes que serão levadas para a Conferência Estadual das Cidades. O secretário Municipal Keyler destacou que a conferência é “uma oportunidade de dialogar pela melhoria de vida da população”.
A conferência teve a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Lázaro Gerolomo, do conselheiro Estadual das Cidades, Aquino Pereira, do presidente da ACIACRI – Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica, José Alcides Simplício, dos representantes dos movimentos sociais e populares, vereadores, secretários municipais, demais autoridades e a comunidade em geral.
No fim da programação, houve a escolha dos delegados, que representarão Costa Rica na Conferência Estadual.