Com o objetivo de conscientizar os estudantes e passar informações sobre os processos de captação, tratamento da água e do esgoto, a Secretaria de Educação de Costa Rica em parceria com o SAAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto – desenvolve a partir do mês de agosto o “Projeto Conhecer para Valorizar – Estação de Tratamento de Água de Esgoto” que será executado com alunos da REME – Rede Municipal de Educação.
O projeto que também conta com a parceria do Comsab – Conselho Municipal de Saneamento Básico – inicia dia 13 de agosto de 2018 com a divulgação nas emissoras de rádio da cidade, em seguida os alunos de todas as escolas da REME vão assistir até o mês de novembro deste ano palestras e realizar visitas na ETE.
Conforme a secretária de Educação professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, o projeto é uma articulação de representantes governamentais que entenderam a necessidade de estar contribuindo para uma sociedade futura.
"Os alunos da REME possuem em seu quadro educacional, no currículo, conteúdos de educação ambiental nas aulas de ciência e geografia. Nessas disciplinas existe o trabalho teórico com os mesmos, e com o projeto os alunos podem vivenciar na prática como é o funcionamento de uma ETE”, enfatizou a Profª Me. Manuelina Martins.
O diretor-presidente do SAAE Antônio Divino Félix Rodrigues (Tonin Félix) reforça que o projeto dará uma oportunidade única aos alunos da REME de poder conhecer na prática o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto de Costa Rica. “Como os estudantes recebem a teoria em sala de aula, o SAAE por peio do projeto oferece essa parceria do ensino prático para que eles possam entender melhor a importância de cuidar da natureza”, finalizou o gestor.