No último dia 05 de outubro de 2017, a Secretaria de Saúde de Costa Rica – MS por meio do coordenador Municipal de Controle de Endemias, Geandro dos Santos Almeida, ministrou palestra no ESF – Estratégia de Saúde da Família - Sonho Meu III durante a realização do Encontro Hiperdia que acontece todas as quintas-feiras na unidade de saúde.
Na oportunidade o coordenador Geando Almeida alertou o público presente, cerca de 50 pessoas, sobre as doenças que o Aedes Aegypt transmite como a dengue, chikunguya e o zika vírus. “Seja um fiscal da sua casa, faça sua parte, mantendo seu quinto limpo e livre de possíveis criadouros do mosquito”, enfatizou ao fazer um apelo para que a população cuide de seu quintal e não deixar água parada.
Durante a palestra, o coordenador também apresentou métodos para combater a reprodução do mosquito, como manter quintais e jardins limpos e sem água parada. Também foi distribuído à população sementes da planta Crotalária que atrai a libélula, inseto predador do mosquito.
“A Crotalária em fase adulta atrai a libélula, inseto que se alimenta das larvas do mosquito, além de ser considerado predador natural do Aedes Aegypt. O inseto distribui seus ovos na água parada, justamente onde o Aedes se prolifera, e quando os ovos da libélula eclodem, as larvas se alimentam das larvas do mosquito”, explica Geandro Almeida.