Os docentes que vão ministrar o Curso Técnico de Enfermagem em Costa Rica – MS participaram no período de 05 a 09 de dezembro de 2016, de uma qualificação profissional com carga horária de 40 horas.
O curso foi ministrado pela ETSUS - Escola Técnica de Enfermagem do Sistema Único de Saúde – da Secretaria de Estado de Saúde e contou com a participação de 18 professores que conheceram o processo de trabalho do curso, assim como a parte operacional.
“100% dos professores são de Costa Rica, sendo, enfermeiros, psicólogos, professores de matemática, língua portuguesa e informática”, destaca a secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal ao ressaltar que apenas dois municípios foram contemplados com o Curso Técnico de Enfermagem, sendo Costa Rica e Campo Grande – MS.
Ainda conforme a gestora em saúde, o Curso Técnico de Enfermagem tem 1.980 horas e o tempo de duração será de aproximadamente de 2 (dois) anos. “As aulas serão presenciais, de segunda a sexta-feira das 18h30 às 22h30 e é obrigatório 75% de presença em cada disciplina”, reforça Adriana Tobal que complementa: “durante a semana também foram realizadas as matrículas de 41 alunos e entrevistados outros 25 para suplentes”.
“Acredito muito na competência dos professores e na gestão do Município, além do projeto do curso de Costa Rica ter sido aprovado por unanimidade no Conselho Estadual de Educação é uma cidade que vem cumprindo rigorosamente com os indicadores de saúde perante o Estado e o Ministério da Saúde”, destacou a supervisora do curso em Costa Rica, professora Ewangela Cunha.
Durante o encerramento do curso na tarde da última sexta-feira, 09 de dezembro de 2016, a supervisora também fez questão de agradecer o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, e disse que “Costa Rica é exemplo pela organização dos serviços de saúde e pela composição física que mantém no Município, sendo estruturado conforme preconiza o Ministério da Saúde”, finalizou Ewangela Cunha.