O prefeito de Costa Rica – MS Waldeli dos Santos Rosa participou na tarde de quinta-feira, 06 de outubro de 2016, nas dependências do Tribunal do Júri, da inauguração da reforma do Fórum do Município juntamente com diversos juízes, servidores, advogados e outras autoridades locais.
Em seu discurso, o Chefe do Executivo agradeceu a visita de todos os presentes e a todos que estiveram envolvidos na reforma. “Quando o justo governa, o povo se alegra. Garanto a vocês que o povo costarriquense tem se alegrado muito pelo serviço prestado pelo Ministério Público e pelos funcionários do Fórum”.
Para o juiz diretor do Foro de Costa Rica, a estrutura está em um padrão melhor das demais comarcas do Estado, porque ao longo da reforma, o arquiteto acrescentou novas estruturas mais avançadas tecnologicamente.
O presidente do TJMS - Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador João Maria Lós, lembrou que a aproximação do Judiciário com a população, é a principal preocupação desta atual administração.
“É uma honra estar em Costa Rica para inaugurar a reforma do Fórum, com ampliação e adaptação para acessibilidade. Para melhorar o atendimento, desenvolvemos um projeto de reforma, ampliação e modernização em todos os prédios do Poder Judiciário. Será inaugurado no mês de dezembro no Centro de Campo Grande a Central de Processamento Eletrônico que permite o aumento na velocidade no andamento dos processos. Essa central atenderá a todas as unidades judiciárias do Estado”, explicou o presidente.
O promotor de Justiça George Cássio Tiosso Abbud enfatizou que por mais que o prédio apresentasse boas condições, havia a necessidade de melhorias. “Com a obra ganhamos todos: magistrados, servidores, advogados e especialmente os jurisdicionados”.
A presidente da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil - da Subseção de Costa Rica, Elizandra Thais Frezarin Rosa Matsumoto, no ato representou o presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, parabenizou o presidente do TJMS pela obra e afirmou que “quando há um cuidado com as instituições, há um cuidado com as pessoas”.
Também estiveram na solenidade o vice-prefeito Roberto Rodrigues, os juízes Walter Arthur Alge Netto, Luiz Antônio Cavassa de Almeida, Paulo Afonso de Oliveira, Atílio Cesar de Oliveira JR, Marcel Henry Batista de Arruda, Luiz Alberto de Moura Filho, Zidiel Infantino Coutinho, Silvio Cesar Prado, o desembargador aposentado Gilberto da Silva Castro, a promotora Ana Lara Camargo de Castro, o presidente da Câmara de Vereadores Averaldo Barbosa acompanhado dos vereadores Jovenaldo Francisco dos Santos e José Augusto Maia Vasconcellos, entre outras autoridades.
Reforma
Construído em outubro de 2006, o prédio do novo Fórum apresentava problemas que exigiam uma reforma. Uma obra com 1.090,61,00 m² e que teve um investimento de R$ 506.000,00.
Com a reforma, o Fórum de Costa Rica recebeu pintura geral, troca de reatores e lâmpadas, substituição do sistema de climatização com a troca dos ares condicionados antigos por novos, mais econômicos e silenciosos, adequação de SPDA - Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas - conforme previsto no NBR 5.419/2016, estacionamento para servidores pavimentado e novas mudas de plantas e arbustos no jardim.
Houve também a readequação do layout com a demolição dos arquivos internos gerando mais espaço para construção de salas para assessores de gabinete, mudança de fachada e criação de pórtico na entrada principal. Além de ter ocorrido a revisão de todas as portas, janelas internas e externas e toda a cobertura e melhoria da acessibilidade para deficientes visuais.
Memória
Entregue a reforma, houve a inauguração da Galeria de Juízes Titulares da comarca, uma proposta do TJMS para valorizar os magistrados que fizeram e fazem a história da justiça sul-mato-grossense.