Na última quinta-feira, 05 de maio de 2016, o prefeito de Costa Rica - MS Waldeli dos Santos Rosa e o subsecretário de Receita e Controle Averaldo Amorim estiveram reunidos com os contadores da cidade para tratarem sobre o Valor da Terra Nua para a Declaração do ITR - Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – que incide sobre os imóveis localizados fora das áreas urbanas do Município.
Durante a reunião o prefeito acolheu as sugestões de forma democrática e decidiu juntamente com os contadores que será refeita a avaliação e sugestão de preços. “Temos que fazer com que nosso Município busque no mercado o valor real das terras, desde a melhor até a pior. Teremos de refazer as avaliações e darmos novas sugestões de preços para apresenta-las à Receita Federal”, ressaltou.
Ainda na quinta-feira, na parte da tarde, o prefeito e o subsecretário estiveram reunidos com corretores de imóveis, sindicato de produtores rurais e outros profissionais que atuam no comércio de propriedades rurais para informá-los que eles serão os responsáveis pela nova avaliação e sugestão de preços.
De acordo com o subsecretário Averaldo Amorim, são 10 avaliadores e cada um ficou responsável por um total de 30 propriedades cada um para avaliar e dar uma sugestão de preço da mesma.