A Secretaria de Educação de Costa Rica – MS em parceria com a Biblioteca do SESI ‘Bruna Nascimento Bruno’ promoveu na manhã desta sexta-feira, 06 de maio de 2016, no PNMSS - Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú - uma ação com alunos do 9º ano da Escola Vale do Amanhecer em alusão ao dia do Guia de Turismo.
Durante a atividade os alunos assistiram a uma palestra ministrada pelo guia do PNMSS, Fabiano Ramos, em seguida fizeram uma caminhada em meio à trilha do parque. Ao final das atividades, os estudantes saborearam um lanche.
“Para que o profissional possa exercer a sua função corretamente, ele deve ter concluído um curso profissionalizante na área turística, estar credenciado no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, ter paixão pelo que faz e estar sempre atualizado com as condições de estradas e trilhas”, explica o guia Fabiano Ramos.
De acordo com a secretária interina de Educação, professora Dulcinéa Rosa, o objetivo da ação foi mostrar aos alunos uma das profissões que eles podem escolher para exercer dentro na cidade. “Eles já estão no 9º ano e precisam começar a escolher a profissão que querem seguir. Colocá-los diante de especialistas nos assuntos, os ajuda a escolher melhor”.
A secretária interina de Educação explica que todo mês a biblioteca tem uma ação diferente. “Agradeço às profissionais da Biblioteca do SESI, Paula, Eliane e Jaqueline por contribuírem com a aprendizagem de novas profissões. Espero que os alunos tenham gostado e aproveitado ao máximo a palestra”, finaliza Dulcinéa Rosa.
A professora de Ciências da turma, Tatiany Regina dos Santos, achou o assunto bem interessante e afirmou que irá reforçar sobre essa profissão em sala de aula.
Dia do Guia de Turismo
O dia 10 de maio é uma homenagem aos profissionais que se dedicam a auxiliar e entreter os turistas durante as viagens, apresentando os pontos turísticos e os melhores aspectos de determinada região. A profissão é antiga, possui os primeiros relatos por volta de 440 a.C. quando alguns soldados eram responsáveis por orientar militares durante as guerras por territórios totalmente desconhecidos.
No Brasil, a profissão de Guia de Turismo está regulamentada por meio da Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993. De acordo com esta lei, o profissional pode ser classificado em quatro diferentes áreas: guia turismo regional, especializado em atrativos naturais, nacional e internacional. Para cada uma das classificações, existem exigências e competências específicas que o guia turístico deverá ter. Além de um grande conhecimento sobre a cultura, história e rotinas do local, o guia de turismo precisa saber falar diferentes idiomas, ser simpático e carismático com os turistas.