Com a participação de renomados palestrantes, foi realizado no período de 22 a 26 de fevereiro de 2016, em Costa Rica – MS, o X Seminário Municipal de Educação “Educação: Expectativas e Perspectivas”.
O evento realizado no auditório da SEMED - Secretaria Municipal de Educação - iniciou-se diariamente com um café com prosa e logo após foram feitas palestras e treinamentos. Presente no seminário, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa afirmou que todo esse trabalho é resultado de muito esforço. “O aluno é a razão principal do empenho de cada professor. Costa Rica tem alcançado conquistas importantes na área educativa e deve sempre a melhorar”, frisou.
O seminário contou com a presença de palestrantes renomados como a Profª Drª Regina Marques, Gustavo Aurélio Tomé Azuaga que abordou o tema “Literatura no Ciclo da Alfabetização”. O deputado Estadual e presidente da AL/MS – Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Junior Mochi que ministrou a palestra “Educação Municipal, Política e Cidadania” e Éverton Paulino Damasceno que abordou o tema “Ciências no Caminho da Alfabetização”.
Na oportunidade foram apresentados os projetos desenvolvidos em 2015 que mostraram a criatividade dos educadores e alunos na busca de novas ferramentas de aprendizados. Os professores ainda tiveram um treinamento de como usar a Lousa Digital, o Programa E-Cidade- Informatização e conheceram o Programam Agrinho.
Os participantes puderam desfrutar de um minicurso com o tema: “Contação de Histórias: uma pedagogia poética”.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, presidente da UNDIME de Mato Grosso do Sul e vice-presidente da UNDIME Nacional, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, o objetivo do seminário foi proporcionar aos profissionais da educação um momento de encontro, de reflexão. “Com isso, buscamos avaliar a prática pedagógica, planejar e repensar ações com o compromisso fundamental que é a formação integral do educando”, ressalta.
Para a subsecretária Dulcinéia Rosa a participação efetiva dos professores refletiu o comprometimento dos profissionais com a Educação. “Os educadores dedicam suas noites durante a semana e as manhãs de sábado para a formação continuada no PNAIC, visando a melhoria do trabalho pedagógico, assim como as orientadoras de estudo com suas pesquisas, estudos e vivências, para que esse aprendizado seja produtivo”.
A Profª Me. Manuelina Martins e a subsecretária Dulcinéa Rosa agradecem aos professores que com muita criatividade e dedicação desenvolveram vários projetos com o intuito deixar a aula mais interessante e aumentar o nível de aprendizagem dos alunos.
PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, estados e municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa visa reverter dados como o que indica que, apesar da grande expansão do Ensino Fundamental nos últimos anos, o censo de 2012 indicou que 15% das crianças brasileiras até oito anos de idade não sabem ler e escrever.
As ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referenciais curriculares e pedagógicos que são disponibilizados pelo MEC - Ministério da Educação - e contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.