No período de 27 de novembro a 02 de dezembro de 2015, o presidente da CBCA - Confederação Brasileira de Corrida de Aventura - Mauricio Santi e os técnicos Fran Perez e Lucas Chauás acompanhados do guia de turismo Victor Renato, estiveram em Costa Rica – MS conhecendo os pontos turísticos do Município, estudando as possibilidades de roteiros para criação de trilhas com o objetivo de realizar na cidade a Copa América de Corrida de Aventura.
Depois de conhecer as instalações de alojamento, a infraestrutura da cidade, escolas da REME – Rede Municipal de Ensino – as unidades de Saúde, o presidente da CBCA participou de uma reunião com o prefeito Waldeli dos Santos Rosa e com o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Paulo Renato Andriani, oportunidade em que anunciou ao Chefe do Executivo Municipal que Costa Rica tem todos os requisitos para sediar a Copa América de Corrida de Aventura.
“Temos um excelente roteiro em mente, muito bem avaliado pelos nossos técnicos, a cidade é muito bem planejada feita para os munícipes e pronta para receber os turistas”, enfatizou o presidente da CBCA Mauricio Santi que complementou “estaremos convidando os 35 países para participarem da competição, nossa expectativa é levar para Costa Rica cerca de 150 a 200 atletas do Brasil e do mundo”.
O prefeito recebeu a notícia com muita alegria e garantiu que o que depender do Município para que esse evento seja um marco para a história de Costa Rica não medirá esforços. “Vamos correr atrás de patrocinadores, queremos levar o nome da nossa cidade pelo mundo a fora e sem dúvidas essa competição irá trazer além de atletas de vários países, turistas, e ainda mais visibilidade a nossa cidade que é pequena, porém está se tornando cada dia maior aos olhos de quem vem nós visitar”, declarou Waldeli que acrescentou que o nome do evento está aberto para receber patrocínio máster, os interessados podem procurar o secretário Paulo Renato para oferecer propostas.
A Copa América de Corrida de Aventura está marcada para ser realizado em Costa Rica no período de 21 a 23 de abril de 2016. A competição terá um percurso de 150 a 200 quilômetros com cinco modalidades de esportes, sendo: Trekking (caminhada em trilhas); Orientação; Canoagem (caiaque); Rapel e Mountain Bike.
“Essa sem dúvidas será uma grande oportunidade para os nossos comerciantes e empresários, não podemos deixar a desejar, por isso, estamos fomentando cada dia mais a Câmara Municipal de Turismo”, comentou o presidente da ACIACRI – Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica, José Alcides Simplício.