O Governo Municipal em parceria com o Poder Legislativo iniciaram neste mês de junho a Campanha “Água na Medida Certa” com a distribuição de kits de redução de vazão de água, com o objetivo de aumentar a economia nas casas de Costa Rica – MS.
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa e o presidente da Câmara de Vereadores de Costa Rica José Augusto Maia Vasconcellos estiveram lançando a campanha no último dia 21 de junho, no Conviver – Centro de Convivência do Idoso ‘Nosso Sonho’ durante a realização do 12° Encontro Regional da Terceira Idade.
E ainda, na última quinta-feira (25 de junho) as autoridades municipais com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e equipe do SAAE - Serviço Municipal de Água e Esgoto – realizam uma blitz educativa na frente da Escola Estadual José Ferreira da Costa, com a entrega de panfletos e dos kits que vêm com quatro redutores.
Segundo o presidente da Casa de Leis, a empresa FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – doou para Costa Rica 15 mil kits que podem reduzir em até 30% o consumo de água nas residências. “Este é um projeto piloto no Estado de Mato Grosso do Sul e essa é nossa parcela de contribuição com o meio ambiente, uma economia que pode chegar até 30%”, afirma o vereador José Augusto Maia.
No final de semana (27 e 28), os funcionários dos Correios iniciaram a entrega dos kits nas residências da cidade. A meta é entregar em todas as casas do Município para incentivar a redução de água domiciliar. A campanha também conta com o apoio das igrejas locais. “Os redutores de vazão podem, segundo a FIESP, levar a economia de até 30% do consumo de água na torneira em que for instalado”.
A instalação deverá ser feita pelo proprietário do imóvel e deve priorizar torneiras de maior consumo e que tenham maior pressão (geralmente as que são ligadas diretamente na rede da rua).