Autoridades municipais, civis, militares de Costa Rica – MS e alunos da REME – Rede Municipal de Ensino - acompanharam na manhã desta quarta-feira, 29 de maio de 2015, a incineração de mais de meia tonelada de drogas.
A incineração de entorpecentes, as quais foram apreendidas em inquéritos policiais, TCOs - Termos Circunstanciados de Ocorrência e Autos de Apuração de Ato Infracional, instaurados pela Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, aconteceu nas fornalhas da COOPERRICA – Cooperativa dos Produtores de Leite de Costa Rica, de forma devidamente autorizada pelo Juiz de Direito da Vara e Comarca de Distribuição dos Procedimentos Investigativos.
Durante a solenidade, o delegado Cleverson Alves dos Santos, afirmou ser uma obrigação do Estado lutar pela prevenção do uso de entorpecentes, parabenizando as ações realizadas por meio da Campanha Costa Rica Sem Drogas e pelo PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, as quais, segundo ele, tem trazido resultados significativos para o Município na prevenção contra as drogas.
Cleverson dos Santos também ressaltou a importância da incineração estar sendo realizado de forma pública, o que conforme a autoridade policial serve justamente para que a população veja o impacto que as drogas causam na sociedade. Por fim, o delegado parabenizou as forças policiais por conseguirem tirar de circulação mais de uma tonelada de entorpecentes, que certamente seriam comercializados, causando destruições em diversas famílias.
O prefeito em exercício Roberto Rodrigues, no ato representando o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, destacou a luta contra as drogas como sendo uma batalha diária tanto da Polícia quanto da comunidade, agradecendo o empenho e dedicação das forças policiais nesta luta no combate as drogas e colocando a administração Municipal a disposição da segurança pública de Costa Rica.
Ainda na oportunidade, o prefeito falou sobre a importância do momento para que a população tome conhecimento do quão importante é o combate das drogas, as quais segundo afirmou, causam tantos danos à saúde, quanto à segurança da sociedade.
Finalizando, o vice-presidente do CONSEG – Conselho de Segurança de Costa Rica, Anderson Dias, agradeceu a todos os parceiros na campanha contra as drogas e aos alunos da REME, que compareceram à solenidade. “Agradecemos a Deus por ter concluído mais uma etapa desta luta contra as drogas com sucesso em nossa cidade”.
Outras autoridades presentes na solenidade foram: o promotor de Justiça George Cassio Tiosso Abbud, o comandante do Corpo de Bombeiros de Costa Rica Capitão Aldinei, os vereadores Lucas Lázaro Gerolomo, Rayner Moraes, Ailton Amorim e Joaquim Alcides Carrijo; comandante da PM Esteban Palácios, policiais Militares Ambientais, advogados do Município, equipe da Vigilância Sanitária, entre outros.