A Administração Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento alerta os consumidores e usuários das caçambas urbanas, aquelas que são colocadas em frente às residências ou nas construções, quanto à destinação corretada do que é permitido e o que não é permitido ser depositado.
Os usuários têm que ficar atentos para os itens que podem ser colocados na caçamba das empresas são Resíduos de Construção entre eles: Forro de PVC; Janelas; Portas; Latas; Fogão, Geladeira e sofá.
Na caçamba não é permitido colocar Animal Morto; Lixo Seco e nem Lixo Úmido. “Quem não respeitar a legislação estará sujeito a multas”, alerta o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Keyler Simey Garcia Barbosa.
O secretário reforça ainda que o objetivo da administração orientar a população que à coleta de entulhos é uma prática de coleta seletiva. “A caçamba de entulhos da construção civil não é lixeira e nem deve ser utilizada para jogar lixo doméstico”.
“Nem todos estão acostumados à ideia de que o responsável pelo resíduo da construção civil é quem o produz. Isso já consta em outras leis. Alguns, até acreditam que a responsabilidade pelos resíduos é do Município ou do “caçambeiro”, o que não é verdade. O caçambeiro é apenas o transportador. Podemos compará-lo ao “carteiro” – eles entregam a postagem, mas não são os responsáveis pelo que está dentro dela”, reforça Keyler Simey.