Com a visão de que a mulher é o ponto central das políticas públicas, o Município de Costa Rica – MS por meio da Secretaria de Assistência Social realizou na noite de terça-feira, 10 de março de 2015, no Conviver – Centro de Convivência do Idoso, reunião com as beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Organizada pela equipe do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – e do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social – a reunião teve como foco homenagear todas as beneficiarias do Programa Bolsa Família pelo Dia Internacional da Mulher com apresentação de palestra sobre a Violência contra a Mulher, ministrada pelos policiais da Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica.
Para o secretário de Assistência Social, Waldomiro Bocalan ‘Biri’, embora muitas conquistas tenham sido alcançadas, hoje as mulheres ainda buscam avanços no que diz respeito aos direitos reprodutivos e de proteção, uma questão já ganha em alguns países, mas que ainda enfrenta rejeição de alas conservadoras em outros, como no Brasil.
Mesmo não podendo participar do evento, por estar cumprindo agenda na Capital, , o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, faz questão de comentar sobre a importância do Dia da Mulher e as relevantes conquistas do sexo feminino em todos os campos de atividades
O prefeito disse que “o seu governo continuará trabalhando em prol das mulheres através das políticas públicas, combatendo a violência doméstica e proporcionando novas oportunidades de cursos profissionalizantes, visando o ingresso no mercado de trabalho e geração de renda”.
De acordo com a Assistência Social Luana Oliveira “a competência levou a mulher a conquistar espaços, ganhar respeito e sonhar mais, pois, hoje a mulher está presente em tudo, e a cada sonho realizado a presença feminina se multiplica”. Ela também parabenizou a excelente gestão do prefeito Waldeli e agradeceu pelo o apoio e os investimentos feitos com muita responsabilidade através das políticas públicas de assistência social.
Em clima de alegria a reunião foi encerrada com a entrega de lembrancinhas para as mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e os parabéns pelo Dia da Mulher.
Berço da Vida
Ainda na tarde de terça-feira, na sede do CRAS, as mulheres do Projeto Berço da Vida participaram da palestra Violência Doméstica e puderem ter melhor conhecimento sobre os meios de denunciar, elas também receberam lembrancinhas e panfletos educativos.