Com foco na prevenção do HPV - Papilomavírus Humano – 6, 11, 16 e 18 – (recombinante), vírus que causa 90% dos casos de câncer de útero, o Município de Costa Rica – MS por meio da Secretaria de Saúde/Vigilância Epidemiológica inicia na próxima terça-feira, 10 de março de 2015, a Campanha de Vacinação contra a doença, voltada para meninas com idade entre 09 e 13 anos.
Conforme a secretária Adriana Tobal, o objetivo do Ministério da Saúde é reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero, dando assim continuidade á estratégia de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV 6, 11, 16, e 18). “Para este ano o público alvo são meninas de 9 á 11 anos de idade. As adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos de idade que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a 2° dose da vacina ( 6 meses após a primeira dose), também deverão ser imunizadas”.
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, a vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente este agravo representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.
“Neste ano de 2015 a oferta da vacinação será aplicada para as meninas na faixa etária de nove a 11 anos de idade. A vacina também será ofertada para as mulheres de 14 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Esta população foi incorporada como prioritária, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)”, reforçou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Ainda conforme a coordenadora, outro aspecto relevante a ser esclarecido é que a vacina HPV quadrivalente é segura e os eventos adversos pós-vacinação quando presentes são leves e autolimitados. Eventos adversos graves são muitos raros, entretanto quando acontecem necessitam de avaliação e assistência médica imediata e adequada por profissionais devidamente qualificados na rede de serviços SUS.
A secretária de Saúde enfatiza que a vacina contra HPV será ofertada para a população alvo prioritária as meninas na faixa etária de 09 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade. “Também poderão ser vacinadas as jovens de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose da vacina. Serão também vacinadas de maneira diferenciada as mulheres de 09 a 26 anos, 11 meses e 29 dias de idade vivendo com HIV”, esclareceu Adriana Tobal.