A Secretaria Municipal de Saúde por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica (imunização) promove nesta quarta-feira, 28 de janeiro de 2015, na Feira do Produtor, uma ação de detecção e orientação sobre a Hanseníase.
A mobilização é alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase celebrado dia 25 de janeiro.
A secretária de Saúde Adriana Tobal alerta que a Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leaprae. A doença é transmitida de uma pessoa doente que não esteja em tratamento para uma pessoa saudável suscetível. A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou o tratamento não for realizado adequadamente, pelo período preconizado, já que atinge pele e nervos.
“O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se essa mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento a pessoa para de transmitir a doença quase que imediatamente”, reforça Tobal.