03 MAI 2024
Costa Rica amplia vacinação contra a Influenza para toda a população
A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou nesta quinta-feira, 02 de maio de 2024, a ampliação da oferta da vacina contra a Influenza (Gripe) para toda a população não imunizada, a partir dos 06 meses de idade. Essa medida tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população.

A coordenadora de vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, destaca que a 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza visa aumentar a quantidade de pessoas imunizadas e diminuir a circulação dos vírus. Segundo ela, o aumento de pessoas imunizadas contribui para reduzir a circulação dos vírus e evitar sobrecarga nos serviços de saúde. Além disso, a cobertura vacinal é essencial para combater os vírus específicos que causam a Influenza, que são:
a. A/Victoria/4897/2022 (H1N1) pdm09;
b. A/Thailand/8/2022 (H3N2);
c. B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

Segundo dados da RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde) até o dia 30 de abril de 2024, a adesão dos grupos prioritários em Costa Rica é baixa, com apenas 34,13% de cobertura vacinal entre os grupos elencados como prioritários. Até o momento, foram aplicadas 2.799 doses da vacina, conforme destacou a coordenadora de Imunização e gerente técnica de Vigilância Epidemiológica, Ellen Rodrigues Pavan.

A ampliação da oferta da vacina para a população geral também é uma medida preventiva para abrandar sintomas da Influenza e diminuir complicações causadas pela doença. Principalmente nos grupos prioritários devido a vulnerabilidade, desta forma contribuindo para a redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante o período do outono e inverno no Brasil.

A campanha de vacinação contra a Influenza, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio em todo o país, iniciou mais cedo neste ano, no dia 25 de março, devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de cepas de vírus em combinação: A (H1N1), A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria).

É importante ressaltar que a vacina contra Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. A vacinação contra a Influenza seguirá até o dia 31 de maio no Estado.

Para as crianças que irão receber a vacina pela primeira vez, será necessário tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. Essa medida visa garantir a eficácia da imunização nesse grupo específico.

Com a ampliação da oferta da vacina contra Influenza para toda a população em Costa Rica, espera-se um aumento significativo na cobertura vacinal e uma redução nos casos de complicações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza. A medida preventiva também contribuirá para diminuir a circulação dos vírus e aliviar a demanda por atendimentos ambulatoriais e internações durante o outono e inverno.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024